sábado, 5 de janeiro de 2008

Le Monde diplomatique -transcrevo circular


"Aos Leitores do Le Monde diplomatique - edição portuguesa

O início de um novo ano é uma boa oportunidade para se fazerem balanços e para se construírem novas perspectivas.

A cooperativa OUTRO MODO foi constituída no final de 2006, quando várias dezenas de cooperadores consideraram que havia necessidade de desenvolver um espaço plural de intervenção cívica e de retomar a publicação da edição portuguesa do Le Monde diplomatique, que havia sido suspensa pela anterior editora.

Mantendo as suas características essenciais, que sempre fizeram dele uma publicação ímpar no panorama comunicacional português, o jornal chega neste mês de Janeiro ao n.º 15 desta II série com um grafismo renovado, com uma maior contribuição de autores portugueses e com um sítio na Internet (http://pt.mondediplo.com > ).

Em simultâneo, a Cooperativa OUTRO MODO e o jornal têm promovido diversas iniciativas, das quais se destaca a conferência de Ignacio Ramonet em Lisboa, bem como os inúmeros encontros de debate sobre temáticas tratadas no jornal.

Nesta fase, a edição do Atlas do Ambiente do Le Monde diplomatique, prevista para o próximo mês de Março, constitui mais uma importante aposta na abordagem, através do estilo rigoroso e aprofundado a que o jornal habituou os seus leitores, dos temas mais candentes da actualidade.

Um jornal como o Le Monde diplomatique, que, por natureza, se situa para lá do terreno do mediatismo fácil e de consumo rápido, tem a enorme vantagem de depender de facto dos seus Leitores. Porque sabemos que a produção de um olhar crítico e exigente sobre a realidade e os desafios dos dias de hoje é condição para uma cidadania mais activa e participada, mantemos a confiante expectativa de que o Le Monde diplomatique - edição portuguesa continue a merecer o apreço e empenho dos seus Leitores e assinantes e que a sua circulação continue a crescer e a consolidar-se.

Desejamos a todos os Leitores um bom ano de 2008.

J. Aranda da Silva
Presidente da Cooperativa Outro Modo"

Sem comentários: