terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Arqueólogos e todos os que se interessam pela Paisagem: acaba de sair um livro muito importante!



"Quels Scénarios Pour l' Histoire du Paysage? Orientations de Recherche Pour l' Archéogéographie"


O Centro de Estudos Arqueológicos das Universidades de Coimbra e Porto (CEAUCP), a que pertenço (sede para aquisição da obra: Instituto de Arqueologia da Faculdade de Letras de Coimbra - http://ia.regiaocentro.net/), acaba de publicar um livro (data: 2007) de Gérard Chouquer (CNRS) que honra o Centro (como acentua o Prof. Jorge de Alarcão na apresentação) e o nosso - tão pobre - panorama editorial neste domínio. É uma obra fundamental sobre a paisagem... o que não podia vir mais a propósito. Ainda por cima prefaciada por... Bruno Latour! A Arqueogeografia, como o autor designa o domínio a que se reporta, passa a estar mais enriquecida, e nós muitíssimo com esta leitura.
Como a obra está ligada a um projecto que julgo liderado pela directora do Centro, a minha colega de Coimbra Profa Maria da Conceição Lopes, dou-lhe os meus parabéns por ter trazido esta mais-valia importante até nós! Num país e numa arqueologia onde há tão poucas razões para nos congratularmos, pois não é alvo de grande consideração pública (público pouco informado, políticos a nunca lhe ligarem grande coisa, empreiteiros a verem-na como um empecilho aos seus desígnios) , esta é uma excepção que nos anima e que parece querer segredar-nos: a esperança é a última coisa a morrer.
É com obras como esta que se ergue a arqueologia ao plano que merece: a de um saber tão legítimo como outro qualquer, tão moderno e fundamental ao nosso pensamento como outro qualquer, e desgraçadamente tão caricaturizado e espezinhado.
As nossas paisagens, em toda a sua complexidade, como o autor mostra, são um património importantíssimo, e não podem ser tratadas sem a perspectiva do arqueólogo. São património público, e não coutada de actividades ou disciplinas, sejam elas quais forem. Moldam o nosso ambiente e a nossa qualidade de vida como cidadãos.

Sem comentários: