PRECISAMOS DA SUA ASSINATURA. É UMA PARTE IMPORTANTE DO PATRIMÓNIO PORTUGUÊS QUE SE PERDE SE NÃO AGIRMOS URGENTEMENTE !
Foi neste Salão que Guilhermina Suggia, em 25 de Março de 1901, tocou pela primeira vez em Lisboa, integrada no Quarteto Moreira de Sá.
(www.suggia.weblog.com.pt)
Desde os anos 40 do século passado que não se têm efectuado obras no Salão Nobre do Conservatório Nacional, e 62 anos de constante utilização para concertos, audições e aulas deixaram as suas marcas, encontrando-se actualmente o Salão Nobre com um dos balcões laterais suportado por varões de ferro (para não cair), um número considerável de cadeiras totalmente destruídas, tectos com buracos, cortinas rasgadas, camarins em precárias condições, etc. Enfim num adiantado estado de degradação que ameaça chegar ao ponto de não retorno.
Como se trata de um equipamento cultural indispensável não só para as actividades do Conservatório Nacional mas também como pólo dinamizador não só do Bairro Alto mas de toda a cidade de Lisboa, desde há anos que, insistentemente, se reclamam, aos organismos competentes, obras!, tendo mesmo sido publicado concurso público para esse efeito (DR - 3ª Série nº 239 de 15/12/2005 – Recuperação do Salão Nobre, galeria, palco, sub-palco, salas de apoio e cobertura-1ª fase - empreitada 135/05); o qual, no entanto, viria a ser subitamente cancelado (!) , não se sabendo até à data as razões desse cancelamento.
O salão Nobre do Conservatório Nacional com os seus magníficos tectos Malhoa não poderá aguentar mais tempo sem obras de recuperação.
É preciso salvá-lo sob pena de estarmos a pactuar num crime de lesa-património.
E é isso que acabamos de pedir nesta nossa petição:
http://www.gopetition.com/online/14127.html
que, esperamos, sensibilize os nosso governantes, locais e nacionais e seja retomado o concurso público em má hora cancelado (DR-3ª Série Nº 239 de 15/12/2005).
(Caso tenha dificuldades em aceder à petição através do endereço acima indicado, sff tente fazê-lo através de um motor de busca (GOOGLE, por ex.) escrevendo “Salão Nobre do Conservatório Nacional”)
Assine-a e divulgue, s.f.f.
Antecipadamente gratos, subscrevemo-nos com os nossos melhores cumprimentos
Paulo Ferrero, Virgílio Marques e Júlio Amorim
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