sábado, 8 de dezembro de 2007

Orgulho... nos meus alunos

Do blog de uma aluna minha (Claudia Loureiro):

"Uma mensagem subliminar é uma mensagem que está implícita, e não explícita em tudo o que nos rodeia. Um exemplo muito evidente encontra-se na publicidade, em toda a publicidade há uma mensagem subliminar, bastante óbvia até. A publicidade será, talvez, o exemplo mais flagrante das mensagens subliminares. Apesar de não a vermos escrita, ela encontra-se lá, no seu contexto – e por vezes até fora dele - , implícita, onde só o nosso subconsciente a absorve.
Na minha opinião, uma pessoa é uma mensagem subliminar, na medida em que transmite imensas mensagens não explícitas, acabando por controlar a mente dos que a rodeiam, acabando por controlar o modo como agem consigo, como olham pra si, etc. Todo o nosso comportamento para com alguém, é codificado, é repleto de mensagens não explícitas, implícitas – ou não -, mensagens corporais, principalmente, entrelinhas verbais , etc... Esta teoria, vai muito de encontro à teoria de Jean Piaget no que diz respeito aos 3 estádios de desenvolvimento cognitivo de todo o ser humano ( Acumulação, Adaptação e Acomodação ); segundo Piaget, um indivíduo, quando nasce, é como uma tábua rasa e ao longo da sua vida vai absorvendo tudo o que o rodeia - valores, regras, mensagens, hábitos, crenças, etc – até que se acomoda à sociedade em que está inserido e a tudo o que ela implica. É-nos impossibilitada a genuinidade absoluta, sequer parcial.
Como fruto subliminar, subliminares não poderíamos deixar de ser."

in http://medusa-tvbox.blogspot.com/

Tenho muito orgulho nos meus alunos. Por vezes surpreendem-nos das formas mais incríveis.

Em Tomar... no meio do não-país.

3 comentários:

jorgesapinto disse...

Sou, talvez, com a Ana, o aluno mais antigo que frequenta o blogue.
Nesta hora de saudar o Professor pela iniciativa de ter dado à luz um instrumento fundamental de cultura. Parabéns por ter tantos alunos e seguidores, e por isso convido-o, agradecidamente, a comungar comigo um lugar que, desde 1978, guardei sempre um terço do meus afectos gravitacionais: A Bretanha. Graças a si conheci este lugar. Voltei a ele em 2004 e voltarei mais vezes.
http://www.youtube.com/watch?v=-XwGW2IJpJA&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=BOY6BsKyGg4
http://www.youtube.com/watch?v=m5hBpFaVroI&feature=related
Parabéns pelo Blog. Em breve alcançará os 100.000.

Um abraço

Jorge Sá Pinto

Gonçalo Leite Velho disse...

É capaz de haver aqui algum equívoco. A Claudia é minha aluna em Tomar (o post não foi colocado pelo Vítor).
De qualquer modo nunca é demais dar os parabéns ao Vítor (ele merece).

Anónimo disse...

Pois bem caros amigos, é plagio este género de pensamento...vocês na teoria são muito bons a “chupar” todo o dinheiro dos sofredores alunos que muito lutam, para vincarem nesta área, cada vez o sistema vos favorece mais, parem de escrever lindos e insignificantes poemas...e passem para a pratica da arqueologia.
Ao longo dos séculos este pais só teve pensadores, insignificantes(arqueologia não é uma ciência), agora reparem em que situação nos encontramos...ate a própria faculdade esta em falência técnica...sejam realista e façam uma boa utilidade do vosso pensamento em prol deste pais...ignorantes.