sábado, 8 de dezembro de 2007

2008

Estamos quase a atingir as 50.000 visitas neste blogue, feito sempre a correr, entre imensos outros afazeres, desde Janeiro de 2007; e não nos esquecemos da promessa feita à(o) 50.000º "visitante", que só tem de enviar a sua morada postal para o meu e-mail.
Entretanto estarei (e o meu colaborador e amigo Gonçalo Leite Velho também) em serviço em Inglaterra (York - TAG - ver: http://tag07.york.googlepages.com/archaeology )
entre 13 e 18 deste mês, pelo que haverá aqui uma provável interrupção de alguns dias.
Entretanto tenho estado a programar 2008 e haverá muitas realizações interessantes apesar das parcas condições ao dispor, realizações essas sempre abertas ao diálogo e à presença de pessoas reais, e não virtuais como sobretudo alguns comentadores anónimos deste blogue.
Essas realizações incluem a 12ª mesa-redonda de Primavera, a realizar na Faculdade de Letras do Porto a 10 e 11 de Abril de 2008, sobre o tema do prazer do conhecimento.
Depois disso teremos cá na Faculdade o arqueólogo Prof. Julian Thomas (Universidade de Manchester, RU, um dos mais destacados pré-hostoriadores e teóricos da arqueologia contemporânea) entre 12 e 15 de Maio (graças a um projecto GRICES de cooperação com colegas britânicos) e, já anunciadas para Julho, as escavações de Castanheiro do Vento (V.ª N.ª de Foz Côa):
http://sigarra.up.pt/flup/cursos_geral.FormView?P_CUR_SIGLA=CLEA

Tenciono deslocar-me em trabalho a Madrid, Florença, Manchester, e disso irei dando conta aqui.
No Outono já estão asseguradas as vindas de dois importantes estudiosos franceses à FLUP, ambos da EHESS (Paris), Profs. Jean Lambert, a 3 de Outubro, e Jean-Marie Schaeffer, a 7 de Outubro. Os colegas, alunos e demais público interessados em filosofia, estética, teoria da arte e da imagem, história e teoria das religiões não deveriam perder isto... assim, se já têm agenda de 2008, apontem... às vezes são oportunidades únicas, sem valor calculável, de conhecer algumas das grandes figuras mundiais das ciências sociais e humanas.
Também no Outono (datas e programa exactos ainda em elaboração) virá à FLUP uma equipa de pré-historiadores franceses graças a um projecto GRICES/Pessoa, em torno da questão dos recintos da Europa Ocidental, que já o Prof. Thomas também abordará.
Mas haverá muitas mais coisas, e desde logo no primeiro trimestre de 2008 a saída do livro "Crenças, Religiões e Poderes", que coordeno juntamente com o Prof. J. Costa Macedo da FLUP, e que reúne numerosos autores que colaboraram na mesa-redonda de 2007, com o mesmo título. O livro será editado pela Afrontamento, Porto.
No segundo trimestre conto ter pronto o livro de poemas CASA DAS MÁQUINAS para publicação em Julho e apresentação em Vila Nova de Foz Côa nesse mês, como já vem sendo tradição nos últimos anos (quando a tradição significa inovação, fazer novo, avançar para a frente, gosto muito de manter e consolidar uma tradição, tanto a nível de realizações individuais como colectivas).
Mas em Novembro e Dezembro haverá também uma outra surpresa.
E, claro - se Deus me der vida e saúde, como diz o povo - uma nova sessão no TAG, que se realizará em Southampton, antes do Natal, como sempre.

Entretanto espero que muitos alunos que não puderam entrar no mestrado de Arqueologia da FLUP voltem a concorrer em 2008 e que tenhamos nova vaga de jovens dispostos a prosseguir a pesquisa (e ao nível de doutoramento também!) e a continuar a fazer do Porto a escola de referência internacional em que se tem vindo a tornar.
Como investigador do Centro de Estudos Arqueológicos das Universidades de Coimbra e Porto, que agora está a passar por uma fase de expansão, espero que este continue a ser, e cada vez mais, um lugar de acolhimento para todos os jovens arqueólogos que, em vários pólos do país, investigam as mais diferentes facetas da arqueologia, desde a Pré-história à Contemporaneidade.
Por fim, faço votos para que a interdisciplinaridade se incremente e refine, tanto na FLUP como fora dela, e para que os leitores deste blogue (que considero uma das minhas realizações mais importantes de 2007, com a ajuda do Gonçalo Velho) dêem os seus contributos para o seu enriquecimento. Há que sair do ensimesmamento e da auto-contemplação puramente individual e carreirista para, dando com alguma generosidade, também receber. Foi o que se fez ao longo de milhares de "postagens", que "tiram tempo", mas, além de darem prazer a quem as faz, o prazer de comunicar, são também um serviço público, uma ajuda prestada aos outros.
O mesmo se poderia dizer de qualquer trabalho voluntário, como o das duas pequenas associações a que estou ligado, a SPAE e a ADECAP, que procurarão continuar a cumprir, mesmo que modestamente, o seu papel.

2 comentários:

Anónimo disse...

muito bem nao sei como o provar mas fui o visitante 50 000 vou enviar um mail ao professor com alguns dados que presumo sejam suficientes secretamente para ninguem roubar a ideia ( sorrisos ) foi com grande alegria por ter calhado a mim por ser um admirador e consumista convicto de livros mas tambem pelo facto de ver um blog de grande qualidade chegar aos 50 000 e estou convicto que ira subir ....

nao sou anonimo mas a minha conta parece tar com problemas por isso fica como anonimo mas o meu nome é Filipe Teixeira um ex-aluno de historia da arte

felicitaçoes....

Vitor Oliveira Jorge disse...

Obrigado.
Envie-me por favor a morada para onde remeter umas publicações que espero que lhe interessem!
Um abraço pelo seu apoio!
Vitor