Transferência "(...) A PSICANÁLISE INVENTOU DE FACTO UMA NOVA FORMA DE AMOR CHAMADA TRANSFERÊNCIA." JACQUES-ALAIN MILLER (Lacan Dot Com)
quinta-feira, 8 de novembro de 2007
FRAME - Festival Internacional de Vídeo-Dança
FRAME
Festival Internacional de Vídeo-Dança – 6ª Edição
13 / 17 NOVEMBRO.2007
De 13 a 17 de Novembro, a Fábrica de Movimentos apresenta a 6ª Edição do FRAME – Festival Internacional de Vídeo-Dança -. Tendo recebido inúmeras propostas, e também, em colaboração com outros eventos internacionais; FRAME 2007 apresentará uma programação centrada na relação entre o movimento e vídeo, bem como, a interacção com novos médias. As apresentações estarão espalhadas por alguns locais da cidade (no horário de funcionamento dos locais): Balleteatro Auditório, Escola das Artes/Universidade Católica, Faculdade de Engenharia do Porto, Espaço Contagiarte, Espaço Maus Hábitos. Dessa forma privilegia-se uma relação mais próxima com o público e uma forma diferente de participação no evento.
E pela primeira vez, apresentará, com o acolhimento da Fundação de Serralves, o coreógrafo japonês Hiroaki Umeda, com a coreografia “Finore” (Auditório da da Fundação de Serralves – 17.11.07, às 22H00). Este coreógrafo é conhecido pela integração entre movimento e vídeo nas suas performances, tendo já se apresentado em diversos festivais internacionais, e sendo aclamado pela crítica de dança.
A programação completa estará em breve no site da Fábrica de Movimentos: www.fabricademovimentos.pt
Datas e locais de exibição de vídeos
Local / Data
Horário
13.11.07
14.11.07
15.11.07
16.11.07
17.11.07
Balleteatro Auditório
13H – 21H
Vídeos Vera Mantero
Vídeos Vera Mantero
Fac. Engenharia/UPorto
10H – 20H
Programa 01
Programa 02
Programa 03 + Cinedans
Vídeo-Dança Chile
Escola das Artes/Univ. Católica
10H – 20H
Vídeo-Dança Chile
Programa 03 + Cinedas
Espaço Contagiarte
23H - …..
Programa 01
Programa 03 + Cinedans
Programa 02
Vídeo-Dança Chile
Espaço Maús Hábitos
22H - …..
Programa 01
Programa 02
FRAME – Festival Internacional de Vídeo-Dança
Apoios: Ministério da Cultura / Direcção Geral das Artes
Colaboração: Balleteatro (em colaboração com o Festival Dança.pt) / Escola das Artes/Univ. Católica / Espaço Contagiarte / Espaço Maus Hábitos / Faculdade de Engenharia/Universidade do Porto
Acolhimento espectáculo “Finore”: Fundação de Serralves
Produção: Fábrica de Movimentos
Programação e Direcção de Produção: Alberto Magno
Assistência de produção: Ana Paula Figueiredo / Elisa Santos
Direcção técnica (espectáculo “Finore”): Sérgio Julião
Designer gráfico: Sala 4
Webdesigner: Sérgio Bessa
A Fábrica de Movimentos, em colaboração com a Fundação de Serralves promove, pela primeira vez, um encontro sobre a crítica de dança em relação com os seus interlocutores com curadoria do crítico Tiago Bartolomeu Costa.
Este encontro, intitulado Relações (auto)críticas propõe-se pensar a crítica em dança, concebendo um conjunto de encontros entre críticos, programadores, criadores e público que permita desenhar um mapa orientador para as formas e os modelos de reflexão com um fio condutor: que lugar para a crítica na dança. Interessa, por isso, problematizar o diálogo entre a crítica e os seus leitores e interlocutores, concebendo um alargar das fronteiras que permita compreender quem se dirige a quem. Não interessa pensar a crítica a partir de posições fixas e menos ainda entender essa reflexão como autoritária ou finita, mas antes combinar os vários universos referenciais, as várias ferramentas e as diferentes lógicas de concepção de um discurso para melhor entendermos de que falamos quando falamos de dança.
Programa*
* Programa sujeito a alteração
Dia 17.Novembro.07
10H00 – Recepção aos participantes
10H30 – 13H30 - Can criticism save the world? – Masterclass por Franz Anton Cramer
O crítico alemão, ex - editor da edição em inglês da revista Ballet-tanz, abordará neste encontro a relevância no estabelecimento de uma fronteira entre criação e crítica, observando exemplos no contexto francês e alemão. Que relações podem ser estabelecidas entre a crítica e os criadores sem que sejam ultrapassadas as fronteiras éticas inerentes a cada profissão? Como se podem estabelecer relações cúmplices, o que delas se espera e como reagir quando do plano profissional se passa para o pessoal?
13H30 – 15H00 – Almoço
15H00 – 17H00 - Pontos de Vista
Joana Providência, Joclécio Azevedo, Luísa Roubaud, Mónica Guerreiro, Né Barros e Tiago Guedes
O diálogo que se estabelece entre críticos e coreógrafos é baseado em que pressupostos? Como se posicionam os dois lados da mesma moeda, de que falam, como falam e se olham? Nos dois encontros que compõem este programa – um painel de criadores moderado por um crítico e um painel de críticos moderado por um criador - pretende-se cruzar olhares e mapear um contexto cultural.
17H00 / 17H15 – Pausa
17H15/ 18H45 – A recepção crítica da Nova Dança Portuguesa - com Tiago Bartolomeu Costa
Entre 1990 e 1993 definiu-se o movimento que viria a ser apelidado de Nova Dança Portuguesa. Um contexto particular, que combinava coreógrafos com percursos diferentes que, pelo olhar crítico constituíram uma plataforma alternativa ao que até então se apresentava em Portugal. Esta pré-apresentação de um projecto de investigação - centrado na realização da BUC – Bienal Universitária de Coimbra, em 1990, e que levaria à selecção dos criadores que se apresentaram na Europália 91, em Bruxelas, até à Maratona da Dança 1993, que mais tarde se viria a designar Danças na Cidade (agora Alkantara) - , servirá para apontar as linhas fortes do discurso dos críticos que na altura publicavam, observar os pontos fortes de cada criador e perceber de que forma a crítica pode ser, pela primeira e única vez em Portugal, responsável pelo estabelecimento de um movimento no qual os próprios criadores, 15 anos depois, consideram circunstancial.
– Encerramento das intervenções do dia 17.11.07
____________________________________________________________________________________
Dia 18.Novembro.07
10H00 – 13H00 – Can criticism save the world? – Masterclass por Franz Anton Cramer
13H00 – 14H30 – Almoço
14h30-16h00 – Outros modelos de relação
Gérard Mayen (“Mouvement”, “Danser”, “Quant à la danse”) e Joris Lacoste (“director do Les Laboratoires des Aubervilliers”)
O crítico Gérard Mayen e o dramaturgo e programador Joris Lacoste trazem-nos exemplos a partir das suas experiências, de outros modelos de relação entre artistas, críticos, programadores e público. Centrados em casos franceses, as suas perspectivas permitir-nos-ão compreender quais as questões presentes nos discursos sobre a dança em França, noemadamente após a crise dos Intermitentes em 20033 e o Festival de Avignon de 2005.
16H00 / 16H15 – Pausa
16H15 – 17h30 - Crítica e documentação - case study: SARMA e André Lepecki - com Mónica Guerreiro, Francisco Camacho, Jeroen Peteers e Myriam van Imschoot
Como recolher, pensar essa recolha e disponibilizar a informação sem tornar o arquivo um objecto finalizado? Ao se optar por apresentar o exemplo do projecto belga Sarma (www.sarma.be), dirigido por Myriam Van Imschoot e Jeroen Peeters, opta-se também por abordar o arquivo enquanto matéria viva. Apostando numa recolha a mais exaustiva possível do trabalho crítico, antropológico e reflexivo de nomes europeus da crítica de dança, a Sarma, tem permitido observar não só a evolução da recepção, como dos próprios criadores. Para além dos textos disponíveis online a Sarma é ainda responsável pela organização de encontros sobre crítica e dramaturgia, no âmbito de congressos ou manifestações artísticas em torno de um criador, como é o caso de Meg Stuart.
17H30/17H45 - Pausa
17H45-19H00 - Vídeo-dança: como a pensar - por Alberto Magno, Leonel Brum, Sérgio Cruz, Silvina Szperling.
Numa altura em que a criação contemporânea enfrenta, não sem algum fascínio algo utópico, o cruzamento de linguagens e disciplinas artísticas, a implementação do vídeo-dança como disciplina autónoma coloca relevantes problemas à sua concepção, programação e recepção. Abordaremos neste encontro o modo como diferentes festivais e espaços de criação têm respondido às demandas criativas e a algumas perplexidades críticas.
19H00 – Encerramento do Encontro
- a Masterclass “Can criticism save the word” de Franz Anton Cramer, terá a duração de 06 horas e o preço é de -35€-.
- os outros encontros são de entrada livre, mediante inscrição prévia sujeita a confirmação.
- A Ficha de Inscrição está disponível no site: www.fabricademovimentos.pt
- a lotação máxima prevista para todos os encontros, é de 40 lugares.
Encontro sobre Crítica de Dança - 2007
Apoios: Ministério da Cultura/Direcção Geral das Artes / British Council / Consulat de France do Porto/Alliance Française / Goethe Institut
Colaboração: Fundação de Serralves
Curadoria: Tiago Bartolomeu Costa
Produção: Fábrica de Movimentos
Direcção de Produção: Alberto Magno
Produção: Elisa Santos
Designer gráfico: Sala 4
Webdesigner: Sérgio Bessa
A Fábrica de Movimentos – Festival da Fábrica e FRAME – é financiada pelo Ministério da Cultura / Direccção Geral das Artes
Informações Gerais:
Endereços
Balleteatro Auditório – Praça da Arca D’Água, 76 tel: 225 508 918
Escola das Artes/Univ. Católica – Rua Diogo Botelho, 1327 tel: 226 196 200
Espaço Contagiarte – Rua Álvares Cabral, 372 tel: 222 000 682
Espaço Maus Hábitos – Rua de Passos Manuel, 178 – 4º andar tel: 222 089 794
Faculdade de Engenharia/Universidade do Porto (Biblioteca) – Rua Roberto Frias tel: 225 081 400
Fundação de Serralves – Rua D. João de Castro, 210 tel: 226 156 500
Preçário
- FRAME - a entrada para as projeções é gratuita, exceptuando o Espaço Contagiarte e Espaço Maús Hábitos, que seguem a tabela de preços dos respectivos locais.
- Encontro sobre Crítica de Dança – a participação na masterclass de Franz Anton Cramer é feita mediante o pagamento de -35€-. Os outros encontros são de entrada livre mediante inscrição prévia e confirmação.
Datas e Horários
- FRAME
- Balleteatro Auditório – dias 13 e 14.11.2007 - das 13H às 21H
- Fac. Engenharia/Univ. do Porto – de 13 a 16.11.2007 - 10H às 20H
- Escola das Artes/Univ. Católica – dias 15 e 16.11.2007 - 10H às 20H
- Espaço Contagiarte – de 14 a 17.11.2007 - a partir das 23H
- Espaço Maús Hábitos – dia 17.11.2007 - a partir das 22H
- Encontro sobre Crítica de Dança
- dias 17 e 18.11.2007 – das 10H às 19H
FÁBRICA DE MOVIMENTOS
Rua do Almada, 424 - 2º esq. frt
4050-032 - Porto/Portugal
tl: +351 222011362
fax: +351 222033090
e-mail: fabricamovimentos@hotmail.com
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário