domingo, 24 de janeiro de 2010

Alexandre Alves Costa

Alexandre Alves Costa


Última Aula. "Nós somos da Póvoa do Varzim"

21 de Janeiro, 17h30, Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto


(desculpa, Alexandre, eu estava no estrangeiro...)



Alexandre Alves Costa, Professor Jubilado Catedrático da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, proferiu a última aula no dia 21 de Janeiro de 2010, às 17h30, no Auditório Fernando Távora da FAUP.


Alexandre Alves Costa diplomou-se em Arquitectura em 1966 pela Escola Superior de Belas-Artes do Porto. Docente desde 1972, tem um longo percurso pedagógico nas áreas de Projecto e História da Arquitectura Portuguesa. Tem desempenhado, desde então, um papel significativo na afirmação do ensino da arquitectura em Portugal. Foi Membro da Comissão Instaladora do Curso de Arquitectura da FAUP, tendo desempenhado os cargos de Presidente do Conselho Directivo e Científico. Foi membro das Comissões Instaladoras dos Cursos de Arquitectura da Universidade de Coimbra e da Universidade do Minho. Foi director do 1º Programa de Doutoramento em Arquitectura da FAUP.


Tem ampla bibliografia publicada, genericamente recolhida em três livros: "Candidatura ao Prémio Jean Tschumi" (2005); "Introdução ao Estudo da História da Arquitectura Portuguesa e Outros Textos" (2007) e "Textos Datados" (2007). Integrou o Conselho Editorial do "Boletim da Universidade do Porto"; da revista "Monumentos" da Direcção Geral dos Edíficios e Monumentos Nacionais e é membro do Conselho Editorial do JA - Jornal Arquitectos da Ordem dos Arquitectos.


Sem comentários: