terça-feira, 1 de abril de 2008

pop





Há alguns anos realizámos aqui no Porto, na minha Faculdade, uma mesa-redonda sobre "cultura light" e publicámos um livro resultante, que se pode obter no DCTP da FLUP.

O seu objectivo era muito parecido com o deste número da Revista de Comunicação e Linguagens, uma das melhores revistas portuguesas, publicada pela Relógio d' Água mas da responsabilidade do Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens CECL, ligado à UNL. Tenho muitos números da revista, mas devo dizer, em abono da verdade, que só agora julgo ter compulsado este número 30 (que já é de Outubro de 2001 - dirigido por Francisco Rui Cádima e por Jorge Martins Rosa), onde fui descobrir (entre outros também muito bons, incluindo traduções de célebre autores estrangeiros) um excelente artigo de José Bragança de Miranda, um dos mais interessantes autores portugueses da área das ciências sociais, sempre muito atento às novas "conformações" culturais que se desenham.

O artigo em causa chama-se "Uma arte bem instalada" e está entre as pp. 35 e 45. Conciso, mas incisivo, como muitos dos textos de JBM.
fala-nos do que chama o velho conflito entre matéria e imagem.

Sem comentários: