Mercadorização da vida, saúde e ambiente: desafios e respostas 
12 de Fevereiro, 15h30, Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra
"Apresentação:
A mercadorização do conhecimento é um tema fundamental em qualquer discussão relacionada com as ciências da vida, onde o lucro, e, sobretudo, o lucro de curto/médio prazo, é um dos pressupostos menos negociáveis no que toca ao desenvolvimento de novas terapias. Um dos resultados mais importantes do Projecto do Genoma Humano foi o aumento crescente da “patentabilidade”, não só das técnicas mas também dos genes e proteínas e, paralelamente, o crescente envolvimento entre investigadores/instituições académicas e as companhias farmacêuticas/biotecnológicas. No que toca aos resultados dos testes necessários para determinar a eficácia e segurança dum novo medicamento, antes da sua aprovação, é virtualmente impossível reunir um painel de peritos nesta área que não tenha ligações às empresas que o fabricam ou às suas concorrentes. Certamente não será coincidência que os mais famosos centros médicos incluam a medicina regenerativa, mas não incluam doenças como a SIDA ou a malária, onde o mercado é muito menos atraente.
Oradores:Marcelo Firpo Porto (Fundação Oswaldo Cruz, Brasil)
Jean-Paul Gaudillière (L'Institut national de la santé et de la recherche médicale - INSERM, França)
Philippe Pignarre (Université Paris VIII, França)
Corinne Hayden (University of California, Berkeley, EUA)
Jerome Kassirer (Tufts University, EUA)"
Organização
Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES) http://www.ces.uc.pt/
Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) http://www.cnbc.pt/
Fonte: CES - UC
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