quarta-feira, 30 de março de 2011

Lacan e outros!

Motivações de um curso que começa na próxima semana - ainda vai muito a tempo de se inscrever - até ao último minuto...e até depois!


Por que é que sem Jacques Lacan se não entende Freud? E por que é que o primeiro deles disse que a relação sexual não existe? Ou que o inconsciente funciona como uma linguagem?

Por que é que se continua a fazer história das ideias, das mentalidades, das ciências e de tantas outras coisas apesar do que deixou dito e escrito Michel Foucault? O que é a arqueologia do saber?

Por que é que muitos não percebem que Jacques Derrida teve de desconstruir para nos abrir um modo novo, complexo e fluido, de reconstruir, de estar na vida e de pensar?

Por que é que a questão do género tem tanto a ver com a performatividade? Não só não se nasce mulher, como se é performativamente constituído(a) como tal: a mulher e o homem são um conjunto de actos que constantemente os confirmam enquanto tais... mas por que razão nunca se traduziu em Portugal a obra de Judith Butler?

A democracia grega já continha em si o gérmen da sua própria contradição... e... por que é que o poder necessita tanto da glória? Sem ler Giorgio Agamben não se entende nada do que passa na nossa contemporaneidade, e de como isso radica, em última análise, na teologia cristã tardo-antiga e alto-medieval...

Lenine é ainda importante? Pode pensar-se uma sociedade pós-capitalista, ou esta última ocupa todo o nosso horizonte como modelo? Por que é que Slavoj Zizek nos ajuda tão bem a entender Lacan, e com ele, por exemplo, cineastas como David Lynch?

O que fez Jean Baudrillard levar às suas últimas instâncias a indistinção entre o real e o virtual na nossa época? E Jean-François Lyotard, por que se interessou ele pelo sublime, na esteira de Burke e de Kant? Como podemos pensar agora todos estes autores, e tantos outros, como Deleuze ou Benjamin, ou Badiou, ou Rancière, não por uma motivação erudita, mas tudo ao contrário, por uma preocupação de entender criticamente, distanciadamente, para lá do ruído dos media e da banalidade (e portanto futilidade, inoperância, impotência) das explicações espontâneas e do mais-do-mesmo dos opinion makers?

Em suma, por que estamos numa crise muito profunda que ultrapassa a chamada economia e os estados, e tem a ver com uma das maiores mudanças nas relações sociais jamais vivida, e muito provavelmente com o esgotamento de um modelo capitalista que começou apenas há uns séculos, não é eterno nem sagrado? Como podemos inventar uma nova sociedade, um novo sentido de comunidade, de felicidade e de esperança?

O Curso de Pensamento Crítico Contemporâneo que começa na FLUP no dia 4 de Abril e do Museu de Cerâmica de Sacavém junto a Lisboa (e muito acessível a partir de Lisboa, nas imediações da Gare do Oriente) trata disto e de muito mais.... Em 2010, num curso semelhante, cheguei a sair da Faculdade à 1 h. da manhã tal o entusiasmo que o curso despertou. Inscreva-se. É um investimento que compensa.

Se vive no Porto e arredores:

Junto do Sector de Formação Contínua da FLUP: Dra Marta Craveiro – contactos: Serviço de Gestão Académica - Sector de Formação Contínua

Via Panorâmica, s/nº 4150-564 Porto

Telef: 226077152 Email: gfec@letras.up.pt

Horário Atendimento: 10h00 às 16h00

Se vive em Lisboa ou arredores:

Faça a sua inscrição em http://www.surveymonkey.com/s/pensamentocritico

Para mais informações por favor consulte

http://www.mapadasideias.pt/?p=2273&lang=pt
Ana Fernambuco
ana.fernambuco@mapadasideias.pt
tmv. 963983859
tl. 214262650

Não hesite. Garanto-lhe que vai gostar. Deposito o maior entusiasmo neste curso: e desejo comunicá-lo também a si.

Se o que acabou de ler lhe não interessa, desculpe a intromissão.

Se lhe interessa, por favor divulgue. Pode ser que em 2012 o curso já não ocorra.

Há que agarrar as oportunidades!

Formador: Vítor Oliveira Jorge, prof. da FLUP-DCTP – vojorge@clix.pt

2 comentários:

Joana Brito disse...

Caro Vítor,

Fiz a minha inscrição atravez do "surveymonkey" mas como não tive nenhuma resposta, não se se ficou válida.
Depois contactei a Ana Fernambuco e tão pouco tive feedback.
Não me resta alternativa a não ser contactar a fonte.
Será que me poderia dizer se estou efectivamente inscrita?
Cumprimentos,
Joana Brito

Vitor Oliveira Jorge disse...

Vou já averiguar o que se passa, mas você quer vir ao curso do Porto que começa segunda-feira, ou ao de Sacavém que começa na terça?
Se for ao do Porto o contacto é: Dra Marta Craveiro ou Dra Isabel Barbosa. Serviço de Gestão Académica - Sector de Formação Contínua
Via Panorâmica, s/nº 4150-564 Porto
Telef: 226077152 Email: gfec@letras.up.pt
Horário Atendimento: 10h00 às 16h00

Se for ao de Sacavém o contacto é:

Ana Fernambuco 
ana.fernambuco@mapadasideias.pt
tmv. 963983859 
tl. 214262650

Você está no facebook? É minha "amiga" lá? Se não é, pode "add me as friend" uma vez que o sistema me bloqueou temporariamente? Assim estamos em contacto, é muito melhor que um blogue.

Espero vê-la num dos meus cursos. Obrigado!
Vítor