quinta-feira, 29 de maio de 2008

BASTA

EU SEI QUE VIVEMOS NUM MUNDO EM MUITOS ASPECTOS DEGRADANTE.
PORTUGAL HAVIA DE SER EXCEPÇÃO, PORQUÊ?
EU SEI QUE OS MEDIA NOS FORNECEM UMA "INFORMAÇÃO" TODA FILTRADA, UMA MERCADORIA COMO QUALQUER OUTRA.
EM LARGA MEDIDA, POR CAUSA DISSO TUDO, E COMO SE VÊ NESTE BLOGUE, ESTOU NO MEU SOSSEGO A TRABALHAR E PENSANDO QUE COM ESSE TRABALHO POSSO SER ÚTIL A MIM E AOS OUTROS, A COMEÇAR PELOS MEUS ALUNOS, APESAR DAS DIFICULDADES DESSE TRABALHO CRÍTICO, NO DIA A DIA.
MAS TAMBÉM TENTO INFORMAR-ME EM TODOS OS SENTIDOS EM QUE POSSO E SOU CAPAZ, FORA DE TORRES DE MARFIM ACADÉMICAS, E SEM TER DE ANDAR A PREGAR AOS QUATROS VENTOS ISTO E AQUILO, PARA ME FAZER NOTADO.
NÃO ME INTERESSA NADA ISSO, ABSOLUTAMENTE NADA,NEM NUNCA ME INTERESSOU. PESSOALMENTE TENHO UMA AMBIÇÃO TALVEZ MAIOR: DEIXAR UMA OBRA ESCRITA.
PORÉM, NÃO ME PODENDO ALHEAR DA REALIDADE DE TODOS OS DIAS, E DANDO O DESCONTO DE QUE OS DEBATES PARLAMENTARES QUE PASSAM NOS TELEJORNAIS (QUE JÁ RARAMENTE VEJO) SÃO EXTRACTOS FEITOS PELOS JORNALISTAS, HÁ COISAS QUE NÃO PODEM SER DITAS NO PARLAMENTO, ONDE TAMBÉM, JÁ AGORA, EU ESTOU REPRESENTADO.
SEJA EM QUE CONTEXTO FOR.
O NÍVEL DO DEBATE POLÍTICO E DE IDEIAS EM PORTUGAL É CONFRANGEDOR. POR ISSO RARAMENTE ENCONTRO MESMO NOS MELHORES JORNAIS ALGO QUE INTERESSE.
O NÚMERO DE POBRES AUMENTA, UMA MINORIA DE PRIVILEGIADOS CONTROLA O PAÍS, O RESTO É A GLOBALIZAÇÃO E A UNIÃO EUROPEIA.
A SITUAÇÃO JÁ FOI GRAVE.
AGORA ESTÁ AO NÍVEL DO INSUPORTÁVEL.
HÁ MUITA GENTE A SOFRER.
ESTAMOS A DAR CABO DA ESPERANÇA DOS NOSSOS JOVENS, E A CRIAR UMA CLIQUE DE PRIVILEGIADOS E DE OPORTUNISTAS.
NÃO PODE SER !!!!!
MAS TEM DE SE PENSAR AS COISAS NÃO COM SLOGANS, NEM SOLUÇÕES FÁCEIS QUE NADA RESOLVEM, MAS COM IDEIAS ALIMENTADAS PELA REFLEXÃO, PARA AQUELES QUE AINDA PODEM OU TÊM COMPETÊNCIA PARA REFLECTIR E PARA FAZER REFLECTIR OS MENOS ESCOLARIZADOS E COM MENOS CAPACIDADE DE CONCEPTUALIZAÇÃO.
A CLASSE MÉDIA EM PROCESSO DE PROFUNDA CRISE TEM DE, COM OS POBRES, ENCONTRAR NOVAS UTOPIAS, CAPAZES DE MOBILIZAR FAIXAS DE POPULAÇÃO VASTAS, EVITANDO SECTARISMOS, BODES ESPIATÓRIOS, VISÕES PARCELARES, SAUDOSISMOS E SOLUÇÕES TOTALMENTE DESAPROPRIADAS AO PRESENTE. TEM DE HAVER A TODOS OS NÍVEIS DEBATE DEMOCRÁTICO, NOÇÃO DE COISA PÚBLICA, QUE NÃO É MONOPÓLIO NEM DE PARTIDOS, NEM DE GOVERNOS OU OUTROS APARELHOS DE ESTADO, NEM DE BEM-PENSANTES, NEM DE CARREIRISTAS QUE OCUPAM POSTOS DE DECISÃO PARA ENALTECEREM O SEU EGO, MAS SIM DIZ RESPEITO A TODOS NÓS, AO NOSSO AMBIENTE NO SENTIDO MAIS GERAL DO TERMO, À NOSSA QUALIDADE DE VIDA, À NOSSA SOBREVIVÊNCIA, À NOSSA DIGNIDADE COLECTIVA, COMO CIDADÃOS NACIONAIS, EUROPEUS, E DO MUNDO.
SEI QUE TUDO ISTO SÃO BANALIDADES E LUGARES-COMUNS FÁCEIS DE ENUNCIAR.
MAS TAMBÉM NÃO POSSO SÓ FALAR AQUI DE ARQUEOLOGIA, ESCREVER POEMAS, OU IMPORTAR MÚSICAS PARA ESTE BLOGUE, ARMADO EM ENTERTAINER DE MIM E DOS QUE ME LÊEM, QUANDO UMA PARTE DA POPULAÇÃO ESTÁ A SOFRER DOLOROSAMENTE.
É UMA VERGONHA DEMITIRMO-NOS, POR MEDO OU COMODISMO, OU POR FALTA DE MEIOS DE INTERVENÇÃO, DAQUILO QUE É NOSSO DEVER MORAL: A COISA PÚBLICA É DE TODOS.
HÁ SINAIS SUFICIENTES, A NÍVEL INTERNACIONAL E A NÍVEL NACIONAL, PARA QUE ALGO ACONTEÇA QUE COMECE A SER DIFERENTE.


U R G E N T E M E N T E


2 comentários:

Vitor Oliveira Jorge disse...

Comentário enviado por mail por alguém a quem agradeço a dica:

Após ler a sua postagem "Basta" não pude deixar de pensar nesse pequeno filme

http://www.storyofstuff.com/

caso tenha alguns minutos (21 min. para ser exacto) verá uma excelente leitura - com animações incríveis - da nossa contemporaneidade, bem menos pasteurizada do que a imprensa. A divulgação desse trabalho em si já é uma forma de ajudarmos a mudar as perspectivas desse mundo. Urge a necessidade de cada vez mais de tentar consciencializar a sociedade no sentido de preserver e proteger o grande património que é a "vida".

Anónimo disse...

Basta mesmo...