quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

2013


Vítor Oliveira Jorge
Professor catedrático aposentado da FLUP. Investigador do CEAACP (FCT)
Principais actividades realizadas em 2013
Balanço geral por ordem cronológica


Este ano de 2013 foi sobretudo um ano de leituras e reflexões, nomeadamente em torno da obra de Slavoj Zizek.



JANEIRO
5 – Sessão de apresentação da minha poesia no Museu Municipal de Loures – Quinta do Conventinho.
18 – Conferência (aula de mestrado/doutoramento) no Museu de Mação sobre arqueologia e sociedade numa perspectiva crítica, e visita ao mesmo Museu e ao núcleo de pesquisa anexo, a convite do Prof. Luiz Oosterbeek
23 - Audição do Seminário do Prof. Doutor José Martinho, na Universidade Lusófona (Campo Grande, Lisboa), sobre psicanálise lacaniana Contacto com o grupo da Antena do Campo Freudiano de Lisboa, coordenado por aquele psicanalista e participação no “cartel” de psicanálise dirigido pelo mesmo professor (ao longo de várias sessões, às quartas-feiras de manhã).
28 – Oferta de livros à Biblioteca Central da FLUP.

MARÇO
8 – Primeira sessão do Seminário sobre Pensamento Crítico Contemporâneo na Associação dos Arqueólogos Portugueses, Lisboa – sobre Giorgio Agamben (3 h.).
15 – Segunda sessão do Seminário sobre Pensamento Crítico Contemporâneo na Associação dos Arqueólogos Portugueses, Lisboa – sobre Giorgio Agamben (3 h.).
23 – Conferência (aula do curso de doutoramento) na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da UP sobre Agamben, Zizek e Stiegler, a convite do Prof. Joaquim Coimbra.

ABRIL
5 – Terceira sessão do Seminário sobre Pensamento Crítico Contemporâneo na Associação dos Arqueólogos Portugueses, Lisboa – sobre Slavoj Zizek (3 h.).
12 – Quarta sessão do Seminário sobre Pensamento Crítico Contemporâneo na Associação dos Arqueólogos Portugueses, Lisboa – sobre Slavoj Zizek (3 h.).
15 – Começo do Curso de Pensamento Crítico Contemporâneo na FLUP, em que fui formador (cada sessão 3 h.)– sessão sobre Jacques Lacan
19 – Quinta sessão do Seminário sobre Pensamento Crítico Contemporâneo na Associação dos Arqueólogos Portugueses, Lisboa – sobre Bernard Stiegler (3 h.).
22 - Curso de Pensamento Crítico Contemporâneo na FLUP – sessão sobre Michel Foucault
26 – Sexta sessão do Seminário sobre Pensamento Crítico Contemporâneo na Associação dos Arqueólogos Portugueses, Lisboa – sobre Bernard Stiegler (3 h.).
29 – Curso de Pensamento Crítico Contemporâneo na FLUP – sessão sobre Jacques Derrida.

MAIO
6 – Curso de Pensamento Crítico Contemporâneo na FLUP – sessão sobre Judith Butler.
13 - Curso de Pensamento Crítico Contemporâneo na FLUP – sessão sobre Giorgio Agamben
20 - Curso de Pensamento Crítico Contemporâneo na FLUP – sessão sobre Slavoj Zizek
27 - Curso de Pensamento Crítico Contemporâneo na FLUP – sessão sobre Jean Baudrillard.


JUNHO
3 - Curso de Pensamento Crítico Contemporâneo na FLUP – sessão sobre Jean-François Lyotard.

JULHO
13 – Visita a museus da cidade de Salamanca, Espanha.
15 a 19 -  Participação em trabalhos de museu (Museu de Freixo de Numão) sobre artefactos arqueológicos provenientes do sítio pré-histórico do Castanheiro do Vento (Horta do Douro, Vila Nova de Foz Côa). Visita a vários sítios arqueológicos da região.
20– Reunião com Tiago Gil para preparação da edição online da revista “Trabalhos de Antropologia e Etnologia”.
22 a 25 – Visita a museus da cidade de Paris.

SETEMBRO
18 – Reunião na FLUP do grupo do Porto do CEAACP.

OUTUBRO
11 - Assistência no ICS, Lisboa, à conferência do Prof. Francisco Bethencourt sobre o debate occidental em torno da questão da igualdade.

NOVEMBRO
21 a 23 – Participação no I Congresso da Associação dos Arqueólogos Portugueses, em Lisboa (Biblioteca Nacional e Museu do Carmo), com uma comunicação (publicada nas actas, em formato CD) sobre questões teórico-práticas da arqueologia, apresentada de colaboração com Florbela Estêvão.
Participação com comunicação colectiva (apresentada por Ana Vale, em representação da equipa, e publicada online) no III Encontro do CITCEM sobre Paisagem, Mterialidade e Imaterialidade (FLUP). A comunicação incidiu sobre “paisagens calcolíticas” do Alto-Douro, a partir das investigações realizadas no concelho de Foz Côa.
23 – Audição de uma conferência colectiva de Jorge Custódio, Deolinda Folgado e Manuel Villaverde sobre património industrial da região de Loures, no Museu da Cerâmica, em Sacavém.
28 e 29 – Participação, como auditor, no Curso sobre História Oral realizado pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, e contacto com vários investigadores ali presents.
30 – Participação em Assembleias gerais da Associação ADECAP – Associação para o Desenvolvimento da Cooperação em Arqueologia Peninsular, no Porto.


DEZEMBRO
5 – Audição de comunicações das Jornadas de Arqueologia do Vale do Tejo, no Museu Nacional de Arqueologia. Visita a este museu e ao Museu da Marinha.
7 – Assembleia Geral da SPAE – Sociedade Portuguesa de Antropolgia e Etnologia, no Porto.
10 – Reunião de trabalho com a assessora do vereador da Cultura da Câmara Municipal de Loures, Dra. Ana Lopes.
11 – Aula de licenciatura, dada de colaboração com Florbela Estêvão, na FLUP, cadeira de História da Arqueologia, leccionada pela Profa Alice Semedo.
14 e 15 – Participação, como auditor, no 1º Congresso de Pensamento Crítico, organizado pela UNIPOP na antiga Fábrica de Braço de Prata, Lisboa.
17 – Visita, orientada pela Doutora Graça Filipe, à Fábrica de Pólvora de Vale de Milhaços, Seixal, e ao moinho de maré de Corroios, bem como a estação arqueológica romana estudada pelo Dr. Jorge Raposo, com a presença deste. Reunião, na FCSH da UNL, com uma investigadora/professora daquela Faculdade.
18 – Reunião de trabalho com a Dra Cristina Mendes, dirigente associativa.
20 – Aula aberta de doutoramento, na UNL- FCSH, a convite do Prof. André Teixeira, sobre a importância do pensamento crítico em arqueologia.

Sem comentários: