I am not

I am not
quotation

domingo, 4 de janeiro de 2015

Breve relatório de atividades realizadas em 2014

Vítor Oliveira Jorge
Breve relatório de atividades realizadas em 2014

Janeiro
29 – Reunião no Teatro Nacional D. Maria II, com o seu Presidente do Conselho de Administração, Prof. Carlos Vargas, e com a Prof.ª Fernanda Rollo, da FCSH da UNL  para programar ciclo de 4 conferências em torno do tema do tempo, da história, do património, “Águas passadas, movem moinhos?”, a realizar por mim em colaboração com o teatro.
Fevereiro
17 – Reunião em Lisboa com os colegas José Caselas e António Caselas (do Centro de Filosofia da FLUL) (Gonçalo Velho, do IPT, não pôde estar presente) para preparar o Colóquio Zizek, “Viver Perigosamente”, a realizar na FLUL. Os quatro integramos a comissão organizadora.
Março
20 – Reunião em Loures com a Dra. Conceição Macieira, da Câmara Municipal, para programar ciclo de debates em torno do tema do tempo, intitulado “Tempos de Crepúsculo – Quando a Coruja de Minerva Finalmente Levanta Voo”, a realizar no Museu Municipal da Quinta do Conventinho, Loutres.
21 – Dia Mundial da Poesia – Escola Profissional do Freixo, em Marco de Canaveses, para falar sobre arqueologia e poesia, a convite da direção da mesma instituição.
29 – Reunião em Coimbra do Centro de Estudos em Arqueologia, Arte e Ciências do Património (CEAACP). Propus a realização, através do Centro, de uma série de debates sobre a questão do tempo, que foi bem acolhida na reunião, mas não teve sequência posterior, por aparentemente ter deixado de interessar.
ABRIL
10 e 11 -  Colóquio internacional e interdisciplinar “Viver Perigosamente”, sobre a filosofia de Slavoj Zizek, organizado em colaboração com o Centro de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, por mim, António Caselas, José Caselas e Gonçalo Velho. Colaboração de numerosos investigadores e presença de vasto público; e registo vídeo da totalidade do Colóquio. As principais intervenções estão publicadas em linha.
12 e 13 – Visita ao complexo monumental de Elvas, Património da Humanidade. Visita ao Centro Histórico de Extremoz, Alentejo.
24 – Reunião com o Vice-Reitor da Universidade do Porto Prof. António Cardoso sobre as instalações da Sociedade Portuguesa de Antropologia e Etnologia (SPAE), e participação, com comunicação, no Colóquio do DCTP da FLUP comemorativo dos 40 anos do 25 de Abril (posteriormente, comunicação enviada para publicação), intitulado “40 Anos Depois de Abril: Património e Ciência no Norte de Portugal”.
MAIO
16 – arguente, integrado no júri, das provas de doutoramento em Escultura (Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa) de Sara Navarro, na Reitoria da Universidade de Lisboa.
28 – participação, na Seção de arqueologia da Sociedade de Geografia de Lisboa, na sessão sobre Arqueologia e Antropologia.
31 – participação, com a comunicação “De que precisa um lugar para se tornar evento?” no Colóquio  sobre “Genius Locii” organizado por Maria Ramalho em Montemor-o-Novo. Visita ao património desta vila e a várias atividades culturais ali em curso.
JUNHO
26 – Conferência na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, a convite do Presidente do Departamento de Física, Prof. Orfeu Bertolami, sobre a atualidade da antropologia no mundo contemporâneo (título: “Antropologia: Ainda é Precisa?”). Reunião com os Profs. José Paiva e Catarina Martins, da FBAUP, para preparação do ciclo de debates “O Tempo e os seus Modos”, a realizar na FPCEUP, de colaboração entre a SPAE e o Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (FBAUP).
29 e 30  - visita às localidades espanholas de Zafra e Badajoz.
JULHO
5 – reunião de direção, no Porto, da SPAE, e Assembleias Gerais, uma ordinária, outra para eleição dos corpos sociais para o triénio 2014-2016. Ambas as reuniões decorreram com êxito.
19 – Visita à região do Bombarral (Gruta Nova da Columbeira, etc.), Óbidos, Peniche, Paimogo, Cabo Carvoeiro.
25 – Visita a Sintra.

AGOSTO
3 e 4 – Visita à localidade espanhola de Guadalupe e seus monumentos e museus.
7 – Reunião no Porto, a pedido da nova Vice-Reitora da Universidade do Porto, Professora Fátima Marinho, sobre as instalações da SPAE.
11-15 – Visita a Paris, seus museus, monumentos e centros culturais. Visita aos palácios de Vaux-le-Vicomte e Fontainebleau, este último particularmente ligado à figura de Napoleão Bonaparte.
30 – Visita à localidade palafítica de Carrasqueira (Comporta) e a Alcácer do Sal.
SETEMBRO
18 e 19 – participação, como moderador de sessão, no 1º Encontro sobre Arqueologia e Museologia das Guerras Peninsulares, organizado em Loures pela respectiva Câmara Municipal, a cargo de Florbela Estêvão (área de Cultura). Auditório do Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte.
26 – reunião da nova direção da SPAE, no Porto.
27 – 1º debate – sobre História – na FPCEUP, adentro do ciclo O TEMPO E OS SEUS MODOS, organizado pela SPAE e pelo Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (FBAUP). Coordenação de V. O. Jorge e Catarina Martins. Todos estes debates foram gravados em vídeo.
OUTUBRO
4 – Porto – 2º debate – sobre MEMÓRIA - – na FPCEUP, adentro do ciclo O TEMPO E OS SEUS MODOS, organizado pela SPAE e pelo Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (FBAUP). Coordenação de V. O. Jorge e Catarina Martins.
5 – Visita às exposições do Museu de Serralves, Porto.
7 – 1ª conferência, no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, sobre História (c. de 100 pessoas inscritas). Todas estas conferências foram registadas em vídeo pelo Teatro.
11 – Porto- 3º debate – sobre ARQUIVO - na FPCEUP, adentro do ciclo O TEMPO E OS SEUS MODOS, organizado pela SPAE e pelo Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (FBAUP). Coordenação de V. O. Jorge e Catarina Martins.
14 - 2ª conferência, no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, sobre Memória.
15-16-17-18-19 – Participação, como auditor, no Congresso Internacional sobre Fortificações Militares (International Conference on Fortified Heritage: Management and Sustainable Development), realizado em Pamplona, Espanha sob a égide do programa Fortius. Visita ao complexo monumental de Pamplona, e aos seus museus. Aquisição de bibliografia.
21 - 3ª conferência, no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, sobre Arquivo.
25 – Porto- 4º debate – sobre MUSEU - na FPCEUP, adentro do ciclo O TEMPO E OS SEUS MODOS, organizado pela SPAE e pelo Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (FBAUP). Coordenação de V. O. Jorge e Catarina Martins.
28 - 4ª conferência, no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, sobre Museu.
29 – Visita ao Forte do Mosqueiro (Linhas de Torres), em Montachique.
31 – Participação, como auditor, no III Encontro Nacional de Centros de Documentação de Museus, Sacavém, Museu de Cerâmica (organização da Câmara Municipal de Loures).
NOVEMBRO
1 – 1º debate no Museu Municipal da Quinta do Conventinho, em Loures, adentro do ciclo TEMPOS DE CREPÚSCULO, sobre História.
4 – visita ao centro histórico da Azeitão e ao Museu Sebastião da Gama.
8 - 2º debate no Museu Municipal da Quinta do Conventinho, em Loures, adentro do ciclo TEMPOS DE CREPÚSCULO, sobre Memória.
15 - Porto- 5º debate – sobre PATRIMÓNIO - na FPCEUP, adentro do ciclo O TEMPO E OS SEUS MODOS, organizado pela SPAE e pelo Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (FBAUP). Coordenação de V. O. Jorge e Catarina Martins.
22 - Porto- 6º debate – sobre IDENTIDADE - na FBAUP, adentro do ciclo O TEMPO E OS SEUS MODOS, organizado pela SPAE e pelo Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (FBAUP). Coordenação de V. O. Jorge e Catarina Martins.
Participação na conferência de Slavoj Zizek, realizada naquela Faculdade, a convite do projecto “Technical Unconscious”, liderado por Gonçalo Velho e Inês Moreira.
28 – Conferência, realizada a pedido da organização Doutora Grala Filipe e Profa. Fernanda Rollo), no Encontro da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa intitulado “Patrimonialização e Sustentabilidade do Património: Reflexão e Prospectiva”. Tema da palestra (texto entregue antecipadamente para publicação): “Sustentabilidade da Ideia de Património numa Sociedade em Transformação Acelerada de Paradigma Geral”.
29 - 3º debate no Museu Municipal da Quinta do Conventinho, em Loures, adentro do ciclo TEMPOS DE CREPÚSCULO, sobre Arquivo.
30 – Visita ao conjunto monumental de Pirescouxe, Loures e a outros aspectos patrimoniais  do concelho, guiado por Florbela Estêvão.
DEZEMBRO
5 – Visita ao Forte do Alqueidão (Linhas de Torres), acompanhando um grupo de estudantes da Faculdade de Letras do Porto, sob a orientação de Florbela Estêvão e de Isabel Santos.
6 - 4º debate no Museu Municipal da Quinta do Conventinho, em Loures, adentro do ciclo TEMPOS DE CREPÚSCULO, sobre Museu.
9-10-11-12 – Participação, a convite da organização (Embaixada do Kazaquistão), e com comunicação, na International Conference on “Great Migrations: Settlements of Europe”, Universidade de Granada, Espanha. Visita a vários monumentos de Granada.
13 - Porto- 7º debate – sobre VIAGEM - na FBAUP, adentro do ciclo O TEMPO E OS SEUS MODOS, organizado pela SPAE e pelo Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (FBAUP). Coordenação de V. O. Jorge e Catarina Martins.
14 – visita ao Centro Histórico do Porto.
20 –21 -22- Visita a Carmona e Arcos de la Frontera (Espanha) e seus monumentos.
27-28- Visita a Elvas e a Badajoz (nomeadamente ao Museu de Arte Contemporânea desta cidade).
31 – Visita a Vila do Bispo e à Fortaleza de Sagres (Algarve).

Para além destas atividades, o ano de 2014 caracterizou-se:
-       por uma intensificação de leituras;
-       pela re-arrumação da parte da minha biblioteca que conservo (outros lotes foram doados a instituições);
-       pela conjugação da continuação dos estudos na área da arqueologia em que sempre trabalhei com a leitura de obras sobre a contemporaneidade, incluindo história contemporânea e filosofia (pensamento crítico).
Ainda:
-       continuei a alimentar o blogue trans-ferir;
-       Publiquei diversos textos, reflexões e poemas no facebook, e criei várias páginas relacionadas com acontecimentos que promovi. Alguns daqueles textos estão disponíveis na minha página de Academia.edu:
-       Colaborei na antologia poética Clepsydra, coordenada por Gisela Ramos Rosa e publicada pela editora Coisas de Ler.
-       Mantive-me, até ao fim do ano, como membro do CEAACP, considerando as realizações que efetuei integráveis no Centro como contributo pessoal para as atividades do mesmo.
Loures, 2 de janeiro de 2014
Vítor Manuel de Oliveira Jorge











Sem comentários: