quarta-feira, 17 de janeiro de 2007

Monumentos


Esta foto é da minha colega e amiga Maria de Jesus Sanches, da FLUP.
Qual é aqui o mais belo monumento? Cada um que decida.
Estamos perto da Table des Marchand, Locmariaquer, Bretanha (França).
Ao fundo, entre as árvores, fragmentos de uma enorme "estela" intencionalmente fracturada: o grande menir de Locmariaquer.
A Table des Marchand é um dos mais célebres dólmens (monumento megalítico) da Bretanha, numa zona (Golfo do Morbihan) onde há milhares!
Os problemas que colocam estes complexos arqueológicos são interessantíssimos. Tratei-os nalguns trabalhos que fiz e publiquei nos anos 80. Devo muito a esta região, ao que nela aprendi, com colegas como Pierre-Roland Giot (fundador da "escola bretã" de arqueologia), e seus discípulos: Jean Helgouach, J. T. Le Roux, J. Briard, R. Joussaume. Nunca lhes prestei a devida homenagem pela excepcional amabilidade com que ali sempre me receberam, na minha qualidade de bolseiro preparando doutoramento, e já depois disso. O trabalho que essas pessoas realizaram é imenso - um verdadeiro monumento - e mostrou a complexidade destas arquitecturas pré-históricas atlânticas. Complexidade de que o público (é uma região turística) dificilmente se apercebe... entre as enigmáticas árvores, pedras e mar.

2 comentários:

Anónimo disse...

Bela foto. Por momentos pensei estar perante o "Terreiro" do Manuel Amado. O que serviu de capa ao "Pequeno Livro de Aforismos". A luz é a mesma.

Vitor Oliveira Jorge disse...

Sim, é curioso! Sempre gostei muito desta foto.
Envia fotos tuas para eu postar... podíamos fazer uma memória das escavações, das pessoas...tudo se perde. Ao menos aqui fica o registo.
Abraço