quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Contra o esquecimento


Médicos do Mundo tem o prazer de convidá-lo para a inauguração da exposição "34 olhares contra o esquecimento", no próximo dia 22 de Novembro, às 18 horas, no Refeitório dos Frades, na Assembleia da República. Uma exposição criada pela delegação francesa de Médicos do Mundo, que conjuga imagens e testemunhos que retratam e reflectem sobre as populações esquecidas e a responsabilidade de cada um de nós, políticos, jornalistas, trabalhadores humanitários, sociedade em geral.

"Aqui uma velha mulher percorre as ruínas imóveis carregando a foto de um homem e um cobertor sobre o braço. Ali, homens de pé, em grupo à volta de um cadáver coberto por um lençol branco. Ainda mais longe, uma criança enfrenta com animosidade – desaprovação? - quem o observa.

Chechénia? Colômbia? Birmânia?

Acampamento de ciganos, campo de refugiados ou cidades destruídas?

Brilhantemente iluminadas durante um curto momento deslizam de volta para a obscuridade e nós não seremos capazes de saber exactamente nem onde nem quando estas imagens nos atingiram: na bilheteira da miséria outros chegaram já para os substituir".

Pierre Micheletti

Presidente de MdM-França



A exposição "34 olhares contra o esquecimento" resulta de um convite feito por Médicos do Mundo - França a várias agências e fotojornalistas de renome para que escolhessem entre o seu portfolio uma fotografia que, para eles, fosse um símbolo de populações esquecidas. Deste convite, resultaram 34 imagens, que são rostos, situações ou símbolos de populações esquecidas. Vários jornalistas e trabalhadores humanitários completaram este trabalho de memória, escrevendo testemunhos de situações vividas ou e/ou reflexões sobre as causas deste esquecimento.

É com o objectivo de mobilizar a opinião pública para as populações esquecidas que a exposição "34 olhares contra o esquecimento" viu a luz do dia em 2006, durante o Festival "Visa pour l'image" de Perpignan. A exposição foi apresentada em Paris, por ocasião da Noite Branca 2007, no que foi a primeira etapa de uma tourné europeia 2007-2008 de sensibilização e de mobilização dos cidadãos e dos actores políticos de seis países europeus (Portugal, Bélgica, Espanha, Países Baixos, Alemanha, Reino-Unido).

Em Portugal, a exposição vai ser apresentada na Assembleia da República, no Refeitório dos Frades, entre 22 e 29 de Novembro. A apresentação desta exposição no centro do poder político português é um convite à reflexão por parte dos decisores políticos nacionais. Mas é também um convite à sociedade em geral para o cocktail de inauguração, no próximo dia 22, às 18 horas, para que façam parte desta tomada de consciência sobre as causas do esquecimento e as responsabilidades de cada um.

Como refere o presidente de MdM-França, "visitar a exposição "34 olhares contra o Esquecimento" não será um percurso fácil de realizar. Não se trata de uma exposição neutra que possamos percorrer sem emoção. O risco – o convite – é afinal que, à saída, os visitantes-cidadãos se manifestem, também eles, contra o esquecimento".

Lutamos contra todas as doenças, até mesmo a injustiça...

Médicos do Mundo é uma Organização Não Governamental de ajuda humanitária e cooperação para o desenvolvimento, sem filiação partidária ou religiosa. Em Portugal, a organização foi fundada em 1999, fazendo hoje parte da Rede Internacional Médicos do Mundo, constituída por 12 delegações (Argentina, Bélgica, Canadá, Chipre, Espanha, Estados Unidos da América, França, Grécia, Itália, Portugal, Suécia e Suíça).


Sem comentários: