domingo, 25 de novembro de 2007

Conferência notabilíssima de Jean Lambert, da EHESS

Ver sobre o autor:
http://www.ehess.fr/centres/ceifr/pages/lambert.html

Trata-se de um discípulo de Dumézil, que nesta conferência sublinha a existência de 3 - e apenas 3 - monoteísmos mediterrânicos - e mostra que para além dos conflitos de uns com os outros há no interior de cada monoteísmo uma tensão fundamental, uma bipolaridade desse religioso, entre a justiça (o julgamento) e aquilo que de certo modo é o seu oposto, e que a ultrapassa - a compaixão.

Notabilíssimo raciocínio, fascinantemente dito, uma vez que só ouvimos som (pelo menos no meu computador não vejo imagem). Um grande pensador, um grande comunicador. A inteligência em estado cristalino! Quando atinge estes níveis, o pensamento é uma obra de arte.
De certo modo, é a profecia - o que abre para o novo, o que sempre veio subverter o monolitismo (= o monoteísmo...). O modo do poema, que só diz fragmentos. Mas o autor assevera-nos que todas as religiões são, precisamente, "feitas de migalhas."
A NÃO PERDER E A ESCUTAR COM ATENÇÃO.


Fonte/source:
http://www.ivry.cnrs.fr/spafrican/ateliers/singularite_technologie.htm
(enquadramento)
http://www.ehess.fr/centres/ceifr/pages/lambert.html

Para ouvir:
http://www.ivry.cnrs.fr/spafrican/ateliers/ateliers-programmes/ConfLambert10_2006COMPRESSE.mp3

Para escutar a discussão:
http://www.ivry.cnrs.fr/spafrican/ateliers/ateliers-programmes/DiscussionLambert10_2006COMPRESSE.mp3

De la même source, je transcris:

Jean Lambert "est l'auteur de
"Le Dieu distribué, une anthropologie comparée des monothéismes",
coll. Patrimoines, éd. du Cerf, 1995.


Le singulier système des monothéismes

Formant système par le moyen de leurs différences, étagés sur les trois fonctions indo-européennes, les ou le monothéisme(s) traduisent du point de vue religieux ou généalogique le polythéisme par d’autres moyens : engendrer l’unité du peuple à partir d’un multiple ethnique, opérer la geste du guerrier sauveur, établir la double loi céleste/humaine. Système saturé, il n’y a pas de quatrième monothéisme. Mais traversant le corpus, se détourne de cette organisation idéologique une brèche prophétique homologue, un oracle d’ouverture, trois récits de traversées Exode, Metanoia, Hijra, ou révolutions orphelines nommées Moïse, Jésus, Mohammed. Ce moteur différentiel, ce double régime généalogie/oracle, cette polarité religieuse repérée dans le premier tiers du XXe siècle, peut donner un sens politique à la notion bergsonienne de « fabulation », en construisant les deux sources de la transmission."

Sem comentários: