segunda-feira, 28 de maio de 2007

Portugal

Paisagem: Portugal

À memória do meu mestre Orlando Ribeiro

Quando penso em Portugal, penso sobretudo numa praia, num litoral, numa espécie de limite que se esvai em espuma e em vultos e vento. Somos quase uma não existência, uma expectativa sobre o oceano. Há uma escassez - apesar do betão com que tentaram encher tudo, preencher cada recanto, muito à maneira nacional. Donde saem pequenos canteiros garridos que resistem à acidez do ar.
Gosto do mar, mas gosto também desse mar interior que nos abraça pelo outro lado, a Meseta, planura de ausências e de pequenas vagas presenças que se destacam contra o céu próximo. A Meseta, a Espanha, é a nossa mulher fatal, atraente e trágica. Onde uma pessoa se interna com a sensação de poder rolar durante horas, horas infindas, ao som da música forte, entre um castelo e outro, como um dom quixote sob nuvens deslizantes, lentas como um sonho. Uma ilusão de western, de liberdade.
No meio, que resta – se só é grande tudo quanto não é Portugal e o rodeia - qual a fuga possível? Como se sai deste sufoco, agora que não temos caravelas nem viagens arriscadas a fazer? Agora que somos parte periférica de uma Europa limitada, mas asfixiante, em grande medida símbolo de uma cultura que não era a nossa, que se nos impõe impiedosamente, em toda a sua tecnocracia poderosíssima? O Brasil fica longe, as antigas colónias afastam-se inexoravelmente: pertencem a outros mundos, e a única paisagem que nos unia, a própria língua portuguesa, são hoje muitas, aliás numa saudável miscigenação... os próprios brasileiros nos procuram porque somos a entrada nessa Europa mítica. Os melhores jovens querem é fugir daqui... desta máquina complicada, burocrática, vigilante, atenazante. Sítio de passagem, não-lugar que é Portugal... hipótese perdida de tirar partido do sub-desenvolvimento em que se encontrava em 1974. Mas os erros, mesmo graves, são quase sempre inevitáveis; não aprendemos com as “lições” dos outros, estamos a ser levados numa torrente.
Para escapar às pequenas dimensões de tudo, às urbanizações, às florestações e desflorestações, às festas populares do verão, ao mau gosto e a uma certa brutalidade, à pequenez e anarquia de todo o tipo, ao chic dos novos ricos e à miséria dos que tentam sobreviver (um desordenamento, uma desordem), restam-nos recantos e momentos, isto é, fragmentos. Refúgios. Cada um com os seus. De forma que Portugal é uma espécie de imaginação que cada um de nós tem de reconstruir permanentemente para aqui sobre(viver), e de teimosia daqueles que podiam escolher Paris, Londres ou outro sítio onde a actualidade está a acontecer, cosmopolita e trepidante. Onde está a emergir uma nova cultura, que eliminou, verdade se diga, a velha cultura mediterrânica, transformada, folclorizada em destino turístico. Mas nenhuma cultura jamais foi estática – isso é apenas uma manifestação da nossa nostalgia.
A paisagem portuguesa são fragmentos, idealmente fotografados, para não se ver o que o enquadramento evita. Se possível a preto e branco, e como que saindo da negrura. Espectral. Sem se cair no folclorismo ou na imagem fácil, Portugal vai-se desvanecendo em nós como a própria vida: as paisagens que já lá não estão, as pessoas que restam (mortas ou vivas), as estações de caminho de ferro abandonadas e vandalizadas, as pequenas capelinhas onde umas velhotas conversam entre si e com jesus, num à-vontade intemporal. O pais é essencialmente uma memória do que já não é. O Alto Douro antes das barragens, antes do pântano verde e poluído em que está transformado, quando o pequeno comboio que ia até Salamanca e chegava por aí ao Sud-Express e à Europa era, verdadeiramente, uma aparição, entre quintas de vinha e picos de pedra mirando-se mutuamente, num silêncio sobrecarregado e por vezes escuro.
Portugal só parece suportável fora do tempo, idealizado, mitificado, como todas as paisagens que o turista descobriu a partir sobretudo do romantismo. Mas os estrangeiros vêm e gostam; e os estudantes estrangeiros circulam, e acham bonito; e uma pessoa pensa que a falta de experiência e de memória, inerentes à juventude ou ao estranho/estrangeiro (duas modalidades de recém-chegados), são as condições da mitificação que permitem que a vida se renove, mesmo aqui.
Se a paisagem é uma invenção moderna, Portugal também... e é com afã que desde o séc. XIX arqueólogos, etnólogos, geógrafos, historiadores e outros (embora em menor grau do que em paises que conheceram a industrialização e a modernidade) se empenham em descobrir a “portugalidade”, uma para cada gosto.
Por mim evito o desgosto de viver numa paisagem de empreiteiros e de poderes obscuros, que controlam os acontecimentos, refugiando-me cada vez mais num projecto, num país meu, um país sem pais, uma areia sem pegadas onde vou tentando traçar um caminho cada vez mais solitário, uma paisagem de quem vem do deserto, como num filme de wim wenders. Esta impiedade, esta desumanidade tem a sua beleza, cultivada também desde os românticos. Evito as estradas, evito os engarrafamentos, tento evitar os radares escondidos para nos cobrarem uns impostos extra, cada vez viajo menos, já não reconheço lisboa, a cidade em que nasci, e ainda não conheço o porto, a cidade que me vi forçado, há mais de trinta anos, a adoptar. O lugar exacto onde estou, donde observo, onde ouço música e leio, onde tento evitar os loucos que nos rodeiam, a paisagem propriamente dita, deixaram de ter para mim grande importância. Desfocaram-se por cansaço e apatia (deles).
O que me importa é o que, com as mãos, o teclado e o monitor, posso construir aqui. Já que foi o único território que me deixaram temporariamente possuir. Vejo dum lado do apartamento a foz do Douro, com as suas torres de drogados, que felizmente não me impedem de contemplar o mar. E vejo do outro lado o jardim botânico do Porto, ou o que dele resta, depois de todos os retalhos a que foi sujeito pelas “acessibilidades”. E vejo os carros passar a toda a pressa, dia e noite, entre lampiões apagados ou acesos. Estou como os lampiões. Sem pressa para ir a lado nenhum, febril a ler, flâneur de uma cidade interior, turista aqui dentro, habitante de uma paisagem que é um deserto, mas sempre com o olhar no horizonte: quem se aproxima?

Fonte da Foto: http://www.picture-newsletter.com/
trees/lake-trees-winter.jpg

19 comentários:

Anónimo disse...

Sempre pensei que a prosa e não a poesia é uma forma mais bela de discurso. Gosto do corrido e das variações fluídas não cortadas no final esperando o próximo verso.
Gosto deste texto que para mim é pura poesia.

Anónimo disse...

É ser Portugal em Português!

Vitor Oliveira Jorge disse...

thanks!
Só para variar...

Anónimo disse...

Somos assim, contraditórios. Também o é a própria prosa, belíssima. E agora uma nota menos poética: o betão. É preciso não esquecer que as pessoas precisam casas dignas para morar e para deixarem a indignidade das casas em que viviam foi preciso o betão. Alias os belíssimos condomínios onde habita a intelectualidade, são de betão. A paisagem não é propriedade de ninguém é de todos.

Anónimo disse...

mas será que nao dá prá ter um pouco mais de respeito pela natureza ao utilizar o tal do betão???? Será que realmente o que se destroe para fabricar o betão (entre eles: grutas, florestas, paisagens...) se emprega na construção de vivendas dignas? Se fosse assim valia o sacrificio da natureza... mas a verdade que o capitalismo dominante nao dá esta dignidade necessária...
Melhor a poesia
Nenhum dos anonimos acima

Anónimo disse...

O anómino Portugal Português responde ao anónimo contraditório:

O betão é tão natural como a paisagem, e não há nenhuma indignidade nas casas onde outrora as pessas viviam. É preciso deixar de ter estes vícios dicotómicos!

Anónimo disse...

Só que nós não queremos viver nelas porque são desconfortáveis e se tornaram feias. Todos nos mudamos de andares antigos para andares modernos, bonitos , confortáveis etc etc. Há que tentar ser equitativo nos juízos...É óbvio que defendo que os decisores devam ter cuidados quanto à forma como se arrumam as urbanizações.Só um tolo o não desejaria. O capitalismo é uma praga, mas sem capital não podemos comprar os tais andares lindos que povoam os nossos sonhos mas nem podem entrar nos sonhos dos menos cultos.

Anónimo disse...

Isto dos anónimos é mesmo chato quando se quer ter uma conversa. Do primeiro anónimo para o Portugal Português.
Há indignidade sim em algumas das casas onde outrora e agora mesmo algumas pessoas vivem. Há más condições gerais, que se reflectem em demasiado frio ou calor, humidade, maus cheiros e tudo o que possa incomodar o ser humano. De facto nós de temos combater tanto durante a vida, o trabalho, os amigos e não amigos, que chegar a casa deve ser um momento agradável e descanso. Lhe garanto que viver numa casa que tem um mau tecto, buracos ou afins não é nada agradável.
Enfim, betão ou não betão, o melhor é não meter mesmo água.

Anónimo disse...

Qual a vantagem do anonimato num blogue?

Susana Jorge

Anónimo disse...

Concordo que nao há nenhuma vantagem em um anonimo em um blogue, mas será mais importante um nome do que o conteudo da mensagem?

Um dos anonimos anteriores

sr. grauuu disse...

De facto, pode-se até manter o anominato mas é interessante que se crie uma personagem que possa ser identificada pelos outros.

Um dos anónimos anteriores,
Sr. Público

Anónimo disse...

Ok. Sempre é mais prático responder ao anónimo a e não, por lapso, ao b. Trata-se duma organização mínima. Ou então isto transforma-se em monólogos a pretexto de frases ditas não se sabe em
resposta a que outras frases. Conheço jogos mais aliciantes..

Quando eu assino,o que faço sempre, não sou só um nome. Quem me conhece pessoalmente ...sabe ou julga saber quem
sou.. para além dum nome. Para mim jogar com uma pessoa que tem um rosto ou rostos... é sempre mais divertido e estimulante. Mas é uma coisa muito pessoal, admito.

Susana Jorge (não é pseudónimo)

Anónimo disse...

continuo apostando no conteudo da mensagem... independente do rosto ou do nome. se quiser posso inventar um nome (ou pseudonimo) e um rosto que nao sao meus e voce nunca saberá se sao reais ou nao.
e quem nao te conhece pessoalmente? nao pode querer conversar com voce e imaginar o seu rosto? que na verdade é o que fazemos quando lemos um conto... um livro...
por outro lado estamos ou nao estamos em um mundo cada vez mais virtual?

nao preciso dizer que sou um dos anonimos acima

Anónimo disse...

Eu gosto de ser anónimo e neste blog, no meu caso, só tenho vantagens. No entanto como tudo na vida, há que existir ordem e quando todos são anónimos a conversa, não é conversa, são discursos de várias pessoas que não interagem, porque simplesmente não sabem quem são os outros.
Portanto ser anónimo leva à não conversação, sabemos umas opiniões e opinamos e ficamos por aqui.
Mas de facto, se calhar é para isso que o mundo virtual serve, para simplesmente, não interagirmos.
Tenho a ideia que as pessoas estão cansadas de conversar, uns com os outros, porque têm constantemente de justificar as suas afirmações para não serem mal entendidas ou para não serem penalizadas, socialmente, pelas suas opiniões.
Num blog pode-se dizer tudo, se não for censurado, e não se é penalizado porque ninguém sabe quem somos e portanto não há ligação do discurso a uma história pessoal.
A validade da afirmação de um anónimo é igual à de não anónimo mas o receptor fica "lixado" porque não sabe quem falou, e não sabe qual é o percurso pessoal dessa pessoa e portanto não pode usar essa mesma história pessoal como forma de ataque. Aí todas as afirmações valem por si só e só podemos rebate-las argumentando contra os seus fundamentos. No entanto se os fundamentos forem fortes e sólidos a afirmação permanece e o receptor não tem forma de se defender pois não existe emissor.
Resumindo ser anónimo é bom mas também é chato.

Anónimo disse...

como tudo na vida... é bom e ruim...

Anónimo disse...

Concordo com muito do que disse o penúltimo anónimo. E começo a perceber por que é que os anónimos não usam, neste blogue, pseudónimo: é que se os pseudónimos corresponderem sempre à mesma pessoa, e se essa pessoa comentar com regularidade, cedo ou tarde se identifica o estilo...uma certa marca pessoal,se liga um nome, mesmo ficcionado,a um rosto...mesmo imaginado.
A resistência a essa possível identificação é, em si mesma, interessante. E certamente já deve haver milhões de palavras escritas sobre este tema em blogues do mundo inteiro. A mensagem e o seu emissor.


Susana Jorge

Anónimo disse...

Mas assim até eu posso dar alguma graça à professora, que respondeu tão bem!

Anónimo disse...

Gostei do conteúdo do texto (também eu prefiro a prosa a poesia - talvez por incapacidade para entender poesia), "pena" que se tenha ficado apenas pelo modo "bucólico" quase derrotista (tipicamente português? ainda que forjado/forçado pelas circunstancias?!) ou é apenas um aparente baixar de braços a Portugal?!

Cumprimentos... até aos anónimos =)

Vitor Oliveira Jorge disse...

Eu não baixo braços... só quando a doença ou a morte me obrigarem... o que pode acontecer a qualquer momento, como é óbvio... sou pessoa que até já pensei dedicar um livro aos meus obstáculos (de todos os tipos - todos os temos durante a existência): foram os meus maiores mestres e os meus melhores estímulos!