quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

Tem interesse! A não perder

Muito especial atenção aos meus alunos:


O CETAC.COM (Centro de Estudos em Tecnologias, Artes e Ciências da Comunicação),

o Departamento de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto
e o
Instituto de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto



promovem, em parceria,


a Conferência intitulada


The images of heritage: rhetoric on war and peace

Pela Professora

Catherine Saouter
École des Médias, Faculté de Communication
Université du Québec à Montréal (Canada)


5 de Março de 2007
17 horas

Sala de Reuniões
Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Resumo
Nesta conferência, perspectiva-se o património enquanto colecção de bens culturais, contribuindo para o sentimento de identidade e soberania de uma comunidade. A história permite verificar que o património constitui um dos elementos utilizados para o estabelecimento de relações entre as sociedades. É relativamente consensual a crença de que o mundo actual, à escala internacional, celebra e protege o património porque ele é um excelente instrumento ao serviço de uma paz desejada por todos – ao contrário da cultura guerreira de períodos anteriores, que tolerou e legitimou a pilhagem e a destruição.
O objecto da conferência é mostrar como aquela crença esconde uma profunda ambiguidade, e como dar conta dessa ambiguidade permite compreender mais claramente algumas das incapacidades do mundo contemporâneo para erradicar a guerra e instaurar uma paz universal (consensualmente reclamada pelas nações).



Catherine Saouter - Nota biográfica

Catherine Saouter é professora na Universidade do Quebeque, em Montreal, desde 1988. Doutorada em Semiologia, investiga e ensina sobre as teorias da imagem, numa perspectiva semiótica e histórica. Actualmente trabalha sobre as relações entre as construções das imagens e das representações (no plano epistemológico) e (no plano temático) sobre as funções e os contextos das expressões visuais na relação entre património, guerra e paz.
É autora de Images et sociétés – Le progrès, les médias, la guerre (Les Presses de l’Université de Montréal, 2003) e de Le Langage visuel (XYZ éditeur, 1998, 2000 et 2004).
(E-mail: saouter.catherine@uqam.ca)

Sem comentários: