domingo, 18 de fevereiro de 2007

Conhecem este livro?

Foi coordenado por mim e publicado pelo INIC (o antecessor da JNICT, por sua vez antecessora da actual FCT) em 1989, e, como todas as publicações do Estado, era (não sei se ainda é, ou seja, se está esgotado) distribuído pela Imprensa Nacional/Casa da Moeda. Tem 579 páginas e é dedicado a Jean Roche, arqueólogo (Maître de Recherches no CNRS) da "pré-história", que trabalhou longamente em Portugal (e co-dirigiu a minha tese de doutoramento e da minha mulher). Esta obra é colaborada por mais de 70 autores e corresponde à junção, em livro, de artigos publicados inicialmente na histórica revista "Arqueologia" (vols 12, 13 e 14) editada pelo Grupo de Estudos Arqueológicos do Porto (hoje extinto).
Jean Roche nasceu em Paris em 1913 e ainda hoje está vivo e lúcido. Trabalhou sobretudo na área do Paleolítico Superior e Mesolítico, tanto em Portugal como em Marrocos. A "escola do Porto", em particular, ficou a dever-lhe bastante, porque nos pôs em contacto (este "nós" refere-se a muita gente, da qual vários destacados docentes universitários do país) com a "escola" francesa de arqueologia pré-histórica.
A foto em baixo de Jean Roche foi realizada pelo Prof. João Pedro Ribeiro (a quem agradeço) em Abril de 2006 em Paris.

2 comentários:

Anónimo disse...

Por acaso conheço e já li algumas passagens do mesmo e achei interessante.
Está disponível para consulta por exemplo na biblioteca municipal Florbela Espanca, em Matosinhos.

Vitor Oliveira Jorge disse...

Excelente. Assim o esteja em muitas...claro que é uma obra hoje datada, mas colaborada por muitos arqueólogos significativos.