domingo, 18 de fevereiro de 2007

Autêntica raridade bibliográfica...

... que tenho o gosto de possuir, este livro, cuja página de rosto (4ª edição, Paris, Hachette, 1876) acima reproduzo. É apresentado como "Quadro da Natureza", "obra ilustrada (por Émile Bayard) para uso da juventude", e começa assim: "proponho-me expor aqui uma ciência que ainda não existe."
Médico de formação e professor em escolas de Farmácia, Louis Figuier, que nasceu em Montpellier em 1819 e morreu em Paris em 1894, foi um importante divulgador, propondo-se também criar um género novo (ver Wikipédia: http://fr.wikipedia.org/wiki/Louis_Figuier), o "teatro científico", através de uma série de obras teatrais cujos protagonistas eram os grandes homens promotores do conhecimento.
Como sempre, as belíssimas ilustrações revelam muito mais da época do autor (Émile Bayard) e dos seus "fantasmas", do que propriamente o que (imaginamos nós hoje) teria sido o "passado pré-histórico"... a lembrar-nos, por um lado, o carácter histórico, datado, de todo o conhecimento, mas também, e ao mesmo tempo, como "mudámos" de perspectivas em relação há 130 anos!
Em baixo, a "fabricação do pão" na pré-história...

Sem comentários: