terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

Parabéns


A alguém que nasceu em Lisboa em 1953, no dia 27 de Fevereiro, veio viver para o Porto no dia 2 de Janeiro de 1975, podia ter sido uma (grande) cantora lírica, e... é arqueóloga e professora.


Responsável por uma das mais marcantes teses de doutoramento em Arqueologia jamais feitas em Portugal, sobre os povoados da Pré-história Recente de Trás-os- Montes (Chaves/Vila Pouca de Aguiar), publicada em 1986 pelo Instituto de Arqueologia da Faculdade de Letras do Porto (ver acima capa de um dos 3 volumes que a compõem), Escola onde presta serviço desde 1975 (como monitora, depois assistente, etc, e hoje professora catedrática) e onde tem contribuído para formar muitos profissionais e investigadores, apesar de todas as adversidades da arqueologia portuguesa.
Em 1990 publicou a mais relevante síntese feita até hoje sobre a "pré-história" do nosso território (Nova História de Portugal, vol. I, da editorial Presença), actualizada parcialmente em livro, editado em 1999 ("Domesticar a Terra", Lisboa, Gradiva).
Em 2001, 2202 e 2003 conduziu uma escavação extensiva no sítio pré-histórico de Castelo Velho (Freixo de Numão, Vila Nova de Foz Côa), que levou a trabalhos de restauro e musealização, sob os auspícios do IPPAR.
É investigadora do CEAUCP.
O nome é Susana Oliveira Jorge, aqui em baixo comigo nos sertões do Sul de Angola, em 1973.




Minha prenda de anos: o livro a ela dedicado "Pedras Preciosas. Textos de Mineralogia Poética", ontem concluído.

Sobre SOJ, ver: http://architectures.
home.sapo.pt/Susana.htm
e
http://www.uc.pt/iauc/cea/
membros/sjorge.html
e-mail: susanaojorge@yahoo.com.br

3 comentários:

José Manuel disse...

Parabéns e 1 abraço à Susana.

Vitor Oliveira Jorge disse...

Obrigado!

Anónimo disse...

Um dia sem cá vir e perco logo um grande acontecimento!
e.. não posso deixar de dizer que nasceu no ano em que nasceu outra grande mulher.. a Minha Mãe(pbuh).
Parabéns prof. Susana!