sexta-feira, 16 de março de 2007

Livros de Antropologia em Diálogo

CEAS - 20 ANOS DE ANTROPOLOGIA
LIVROS DE ANTROPOLOGIA EM DIÁLOGO
Próxima sessão:


Passados e presentes na antropologia portuguesa
20 de Março, 18:00

Livro 1
Pina Cabral, João, 1986, Filhos de Adão, Filhas de Eva: A Visão do Mundo Camponesa do Alto Minho, Lisboa, Dom Quixote.

Livro 2
almeida, Miguel Vale de, 1995, Senhores de Si. Uma Interpretação Antropológica da Masculinidade, Lisboa, Fim de Século.

Diálogo a cargo de Susana Viegas e Maria Cardeira da Silva

________________________

CEAS - 20 ANOS DE ANTROPOLOGIA
LIVROS DE ANTROPOLOGIA EM DIÁLOGO

Antropólogos, investigadores, estudantes e curiosos reunidos mensalmente em torno de livros. Livros de Antropologia em Diálogo é um ciclo de debates que se insere nas comemorações dos 20 anos do Centro de Estudos de Antropologia Social [CEAS/ ISCTE], iniciado em Janeiro, e que encerrará em Dezembro de 2007. Cada sessão tem como ponto de partida duas obras sobre as quais dois convidados irão conversar, contando com a participação do público presente. Estas sessões serão pretexto para dar conta da importância dos livros nos respectivos contextos de produção antropológica em que surgiram.

Os diálogos tiveram início com as Conversas na Biblioteca, no ISCTE, no âmbito da mostra/exposição bibliográfica subordinada ao tema CEAS – 20 de anos de Antropologia em Portugal (1986-2006). Na primeira sessão os livros em destaque foram Lugares de Aqui. Terrenos Portugueses (org. de J. Pais de Brito & B. O’Neill, D. Quixote, 1991) e Terrenos Metropolitanos. Ensaios sobre produção etnográfica (org. de A. Pedroso de Lima & R. Sarro, ICS, 2006). O diálogo esteve a cargo de Filipe Reis e Susana Durão. Na segunda sessão estabeleceu-se um diálogo entre os catálogos Índios da Amazónia (org. de J. Freitas Branco & Veiga de Oliveira, IICT, 1986) e Voo do Arado (Museu de Etnologia, IPM, 1996). O diálogo esteve a cargo de Jorge Freitas Branco e de Joaquim Pais de Brito. O interesse e adesão manifestados pelo público justificam o prolongamento da iniciativa ao longo do ano, com mais livros, novos intervenientes e num novo espaço.

A iniciativa Livros de Antropologia em Diálogo passa, a partir de Março, a ter lugar na Livraria Bulhosa, no Campo Grande, 10-B, terças-feiras, pelas 18h.

+-----------------------------------------------
|Centro de Estudos de Antropologia Social (CEAS)
|Ed. ISCTE, Av. Forças Armadas
|1600-083 Lisboa
|PORTUGAL
|Tel: +351 21 790 39 17
|Fax: +351 21 790 39 40
|E-mail: ceas@ceas.iscte.pt
|Url: www.ceas.iscte.pt

Sem comentários: