sexta-feira, 27 de junho de 2008

Seminário em Serralves, no próximo Outono/Inverno

VIDA E ARQUIVO
Sentidos possíveis de um “património cultural”

14 OUT-2 DEZ 2008

Terças-feiras; 21h30 – 23h30

Orientação: Prof. Doutor Vítor Oliveira Jorge

CASA DE SERRALVES, Porto

_________

A nossa “cultura” tem características próprias, que se têm vindo a tornar mais nítidas à medida que os estudos antropológicos, históricos, sociológicos, e, em geral, as ciências sociais e a filosofia, nos “descobrem”, literalmente, como seres exóticos, no conjunto dos seres humanos, passados e presentes. Ficamos assim totalmente descentrados, num processo que a modernidade (a partir dos sécs. XVIII e XIX) acentuou, mas que como é evidente vem da nossa tradição greco-latina, passando pela Renascença e pelo racionalismo cartesiano, até à actual “globalização” em todas as suas “nuances”.
Se esta “exótica” maneira de proceder e de pensar, obcecada pela “fixação” e pelos binarismos (matéria e espírito, natureza e cultura, texto e performance, criação cultural e “património”, etc.) nos “abriu o mundo” – e nos permitiu, aparentemente e até mais ver, dominá-lo -, é capaz de “se ver” ao espelho, de que situação mais geral é essa atitude sintoma? Como se tem revelado em “actividades”/esferas tão variadas como a musealização do mundo, as artes performativas, as imagens que já não só nos olham mas nos incluem, o turismo como uma forma de estar, como o modo supremo de consumo e de afirmação do indivíduo, o esbatimento das fronteiras entre “real” e “virtual”?
Este seminário procurará esboçar linhas de conexão entre todas estas “tendências”, sabendo que não há um “fora do sistema” de onde obter um ponto de vista ideal ou “olhar de Deus” sobre o conjunto dele, mas antes um processo de desvelamento constante na vida de cada um e de todos. Desguarnecidos de dogmas, olhando com alguma ironia e inquietude para a aceleração do mundo e exasperação dos seres, nele vamos tentando criar, improvisando no fluxo da vida, um princípio de estabilidade e de reequilíbrio, forçosamente tensional, mas não necessariamente sofredor.
Podemos hoje usufruir, apesar de tudo, de um imenso “património” para a felicidade; e esperar que o futuro não elitize essas oportunidades, mas as vá generalizando.

__________

PROGRAMA

14 OUT 2008
Criatividade e improvisação “cultural”

21 OUT 2008
A “cultura ocidental” como uma “cultura exótica”

28 OUT 2008
A modernidade e seus paradoxos: inovar e conservar

4 NOV 2008
O Outro: conhecer para absorver

11 NOV 2008
Museu: da obra de arte à vida toda

18 NOV 2008
Teatro: do texto dramatúrgico ao actor, e deste ao performer

25 NOV 2008
Fotografia, morte e nostalgia

2 DEZ 2008
Fixar o passado e narrar as origens : arqueologia e turismo


____________
Nota: este "anúncio" é feito, como é evidente, a título pessoal, neste meu blogue.
O anúncio "oficial" bem como todas as informações necessárias serão da responsabilidade da Fundação de Serralves, e atempadamente divulgadas.

2 comentários:

Anónimo disse...

tenho passado por aqui.


abraço para si.

Vitor Oliveira Jorge disse...

Passe também pelo Seminário...
Obrigado.