domingo, 19 de agosto de 2007

Alguns livros trazidos de Veneza... e apenas saboreados sumariamente


Torino, Einaudi, 2006 (1ª ed. 1977).
Este importante livro (como todos os do autor, absolutamente obrigatório; Agamben paira no firmamento contemporâneo como um dos maiores pensadores vivos) em memória de Heidegger, de quem Agamben foi aluno, trata de quatro temas fundamentais: a teoria do fantasma na poesia de amor medieval (mas o capítulo transborda disso, claro...); o conceito de melancolia, desde os "padres da Igreja" a Freud; a obra de arte perante o domínio da mercadoria; a forma emblemática desde a Idade Média até ao aparecimento da semiologia.

Torino, Einaudi, 2001 (1ª ed. 1978). Um livro para repensar a experiência. Mas esta frase não quer dizer nada: as correlacções deste pensamento são riquíssimas.

Volume desta revista consagrado ao Corpo, um tema em moda... o corpo visto por diferentes "culturas".
Roma, Meltemi editore, 2003 - mas esta é já a reedição de 2007.
O director da revista é Ugo Fabietti.

Roma, Meltemi editore, 2004 (2ª ed.) A autora ensina História da Arte na Accademia di Belle Arti de Roma e Sociologia da Arte e da Moda na Facoltà di Scienze della Comunicazione dell'Università "La Sapienza".
Esta excelente colecção inclui livros de Zizek e outros...


Livro-guia publicado por ocasião da Bienal deste Ano - Festival Internacionale di Danza Contemporanea (14-30 Junho, estávamos nós a trabalhar no Porto com exames e agregações e etc., e a prepararmo-nos para ir escavar em Castanheiro...). Festival dirigido por Ismael Ivo, e com catálogo da responsabilidade de Elisa Vaccarino. Compra-se nas lojas da Bienal, e é publicado pela Fondazione La Biennale di Venezia - Pallazo Querini Dubois. Foi realizado por Marsilio Editori, Veneza.


Milano, costlan editore, 2006.
A autora, nascida em 1978, é doutorada em Sociologia da Comunicação e Ciências do Espectáculo e colabora com a Universidade de Urbino (cátedras de Sociologia da Cultura, de Teoria dos Media e Linguagem Publicitária e de Sociologia dos Mass Media). Aborda a obra de três importantes artistas contemporâneos: Joel-Peter Witkin, Robert Mapplethorpe e Andres Serrano.
Permito-me transcrever da contra-capa:
"È pur sempre una pulsione narcisistica a spingere il corpo verso l' obbiettivo e poichè il narcisismo può arrivare fino alla penetrazione, la fotografia del corpo è il racconto di un rendez-vous segreto tra Eros e Thanatos."

Roma, Meltemi editore, 2oo2 (1ª ed., 1995). O autor ensina Antropologia cultural na Facoltà di Sociologia dell'Università "La Sapienza" de Roma.

Este espesso e pesado volume foi publicado em 2001 em Milão, por Edizioni Charta. É bastante importante, contendo contributos no âmbito da filosofia (Baudrillard, Derrida, e outros), da antropologia (onde o tema da dádiva é como todos sabemos um dos temas-fundadores), da arte e da literatura. Resulta de uma exposição que esteve em Siena (Palazzo delle Papesse - Centro Arte Contemporanea, 2001) e em Mestre (ao lado de Veneza), em 2001-2002. Creio que, por sorte, encontrei o último exemplar disponível no expositor da Bienal.

Agora quero ir para um país onde não haja livros à venda (entendíveis por mim) nem livrarias próximo, senão vou à ruína...

Sem comentários: