domingo, 6 de dezembro de 2009

ESPAÇOS EM ABERTO NA METRÓPOLE


No próximo dia 9 de Dezembro, pelas 19.00 horas, realiza-se na Sede da Ordem dos Arquitectos a Conferência “Espaços em Aberto na Metrópole”, na qual agradecemos a vossa presença e apoio na divulgação.


Informações disponíveis em:

ESPAÇOS EM ABERTO NA METRÓPOLE
Sofia Morgado & Angel Martín Ramos & Equipa

No desenvolvimento urbano contemporâneo o espaço não ocupado tem, cada vez mais, um papel relevante na configuração do crescimento metropolitano. Nas últimas décadas, nas metrópoles europeias vem-se assistindo a processos de crescimento de difícil entendimento nos quais a definição do espaço que não se ocupa, face à variedade e diversidade do que se edifica, parece reunir o conteúdo de maior identidade na busca de uma garantia básica e eficiente de controlo do crescimento metropolitano.
A investigação trata dos espaços predominantemente desocupados de edificado, cujos usos, morfologia e integração na rede metropolitana se vão alterando na formação urbanística do território metropolitano de Lisboa. Três casos distintos ilustram a abordagem e foram objecto de análise morfogenética: Coroa potencial de Lisboa-Chelas, Bacia de Loures e Eixo Barreiro-Pinhal Novo.
O projecto em desenvolvimento na Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa e na Escuela Técnica Superior de Arquitectura de Barcelona integra na sua equipa Sofia Morgado, Angel Martín Ramos, Clara Mendes, João Rafael Santos, Carles Crosas, Susana Rodrigues, Joan Florit e Ricard Gratacòs.


Sem comentários: