segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Agamben: um pequeno mas vital texto sobre a democracia


Neste livro, que recebi hoje de madrugada (hora subjectiva: c. de 8,30 h), dei-me por feliz por ter sido acordado dos meus sonhos. O texto inicial de Giorgio Agamben é absolutamente fabuloso, como tudo o que sai "da pena" deste sublime pensador. Não se pode hoje discutir as questões do governo e da soberania, nem a ambiguidade do conceito de democracia, que já vem desde a sua raiz grega, sem ler a sua obra. O texto chama-se "Nota preliminar sobre o conceito de democracia" e é curto, mas tão denso que não tenho tempo de o resumir aqui. Apenas esta pequena frase:
"Procurei mostrar num livro recente que o mistério central da política não é a soberania mas o governo, não é Deus mas o anjo, não é o rei mas o ministro, não é a lei mas a polícia - ou mais precisamente, a dupla máquina governamental que eles formam e mantêm em movimento." (p. 12).

Raras são as pessoas, raríssimas, neste mundo por quem tenha mais admiração. Perante a banalidade das ridicularias que os media todos os dias nos despejam, ler isto é um erguer da alma à pureza por que ela, violentamente, anseia, cansada das gentes e dos dias.


Paris, La Fabrique éditions, 2009


Sem comentários: