quarta-feira, 10 de junho de 2009

X-OP Mação



Fonte: Media in Motion

Uma das experiências mais gratas que tive nos últimos tempos foi o NoWhere, desenvolvido no âmbito do projecto europeu X-OP. O NoWhere aconteceu em Mação em finais de Abril e envolveu todos os parceiros do projecto.
No primeiro dia tivemos um Simpósio, com apresentações de vários trabalhos. Nos dias seguintes, e paralelamente às reuniões de projecto, tivemos o workshop Mutopia, coordenado pelo Tero Nauha (Academia Taidekoulo/MAA, Helsinquia, FI) e John Grzinichd (MOKS,EE). Participaram alunos do Mestrado em Arte e Design para o Espaço Público da FBAUP, do Mestrado em Arte Pública da Academia Taidekoulo/MAA, e do Mestrado em Antropologia Visual da Universidade de Tartu (ligados ao famoso festival de Antropologia Visual de Tartu). Fotos sobre a experiência Mutopia podem também ser encontradas no blog do MOKS.
À noite tivemos sessões de cinema em torno dos temas património, ideologia e tradição. Começamos a partir da experiência portuguesa (vimos o "Ala Arriba" do Leitão de Barros e "Acto da Primavera" de Manoel de Oliveira). Na segunda noite vimos vários documentários do Vittorio de Seta.
Para o ano deve haver mais.

1 comentário:

Vitor Oliveira Jorge disse...

Que raiva! Gostaria de ter estado nesta!