sexta-feira, 12 de junho de 2009

Prendas da Eslovénia


Fonte: MIT Press

Há já muito tempo, que nas minhas deslocações à Eslovénia, tinha gabado uma colecção de filosofia, chamada Anacleta. Sigam o link e percebem porquê (é simples têm quase tudo o que é bom traduzido para esloveno).
Descobri essa colecção nas estantes da Kibla. Passei lá muito tempo tempo a olhar para eles, tentado perceber pelos títulos que obras seriam (nunca se sabe quando se descobre algo de novo). Os meus amigos eslovenos acharam muita piada ao caso e a Aleksandra Kostic logo me disse que um dia me oferecia um livro daquela colecção, mas numa língua que eu pudesse ler.
Ela não se esqueceu e hoje (cumprindo a tradição eslava de que quem visita presenteia) trouxe-me estes dois livros da Alenka Zupancic: o "The Odd one In" e o "The Shortest Shadow".
Ainda me lembro quando o Vítor me recomendou o "On belief" do Zizek. Muitos livros depois, tenho a certeza de que o dito Pop Lacan do Zizek (Lacan goes to Hollywood e derivados) é a ponta de um iceberg.
Da Alenka Zupancic recomendo vivamente (para além destes, porque ainda não os li) o "Ethics of the Real: Kant and Lacan" (está publicada na colecção "Wo es war" da Verso - que é dirigida pelo Zizek).
Se pudesse fazia um curso de pensamento crítico só sobre esta malta eslovena: Mladen Dolar, Alenka Zupancic, Joan Copjec, Renata Salecl, Miran Bozovic... mais a malta do movimento NSK, Laibaich...
Agora lá vou eu ter de devorar estas duas peças. Mas calma, a coisa não pode ficar por aqui. Isto tem de ser acompanhado de coisa boa (não se pode ter refeições destas a seco). Assim que a Sandra me trouxesse o meu outro produto preferido da Eslovénia (o segundo a seguir à Filosofia): duas garrafas de vinho branco, um Ranina Ciconia e um Chardonnay Vino Gaube (este último é o meu favorito) - sim, podem desejar-me uma ressaca daquelas mesmos más.
Com amigos destes... estou-me nas tintas para o resto.
Feliz Santo António!

Sem comentários: