terça-feira, 25 de novembro de 2008

solução


Uma vez encontrei-me
Com as estrelas sobre a cabeça

E interroguei as mãos
Sobre quais as armas

O meu passado pairando
No céu
Como uma nuvem
Pedia-me

Vi
As cadeiras
Vazias
Espalhadas nas esplanadas
Esperando

A coroa de estrelas
Sobre a minha cabeça

Uma noite
Cobria a noite

As ondas corriam
Avassaladoramente
Para as praias

Desfaziam-se
Na sua chuva estelar
E as cadeiras esperavam

A face jovem sorria
Desde a sua ausência
Para dentro do seu sono

Encontrei-me
Com a adolescência
Com essa Indecisão

E olhei os utensílios
Perguntei pelos meios
Vi os olhos azuis
Dos cães, vindos da noite

Vi os cães irradiantes
Sobre a minha cabeça
O tapete aéreo

Entrei
Nas estações
Para abraçar os comboios

Subi e desci montes
Guardei uma foto
Entre as esplanadas

Vi os cães
Sobre as mesas
A boca do beijo

Os dedos pediam
A arma
O segredo à noite

Enquanto uma juventude morria
À beira da estação

Os comboios partiam quietos
Com um rasto de linfa

Uma vez encontrei-me
Assim, entre as gotas
Das esplanadas

Sobre a minha cabeça.
Alta noite. Crânio cravejado
De brilhos.

Entre amigos. Ausentes
Sempre.

Tu dormias. Como sempre.

Subi ao monte
À procura do cão azul
Que estralhaçasse

Tamanho desencontro

Todo o sangue
Me pedia
Para se abrir

Para se escoar
Na noite

Pelos extremos
Dos seus canais

Envolto em estrelas
Coroado de estrias

Foi assim que me
Encontrei.

Beijando o cão azul.
Sobre a mesa das esplanadas.
À beira da estação acordada.
Sob um comboio parado.
Sob uma chuva de estrelas.
Com a juventude a morrer,
A dormir, longe.


Mordendo com raiva
A recordação.

Estraçalhando-me
Comigo.


_____________
voj 2008 novembro porto

4 comentários:

Ana disse...

Hola, gracias por pasar.
Un beso
Ana

Vitor Oliveira Jorge disse...

Comprendes portugués?

sandra adria_na fasolo disse...

Olá, Vítor,
que linda estética nos teus versos. as imagens vão se formando-formando-formando com uma estranha beleza.
Adorei!

Dá aulas sobre Lacan?

um abraço aqui da Ilha.
sandra

Vitor Oliveira Jorge disse...

Obrigado.
Não, dou aulas de arqueologia e património. Mas estudo Lacan... que é muito difícil.E de Abril a Junho de 2009, se tudo me ajudar, farei aqui no Porto, na minha Faculdade, um curso de formação contínua em que me atreverei a abordar J. Lacan. Você conhece este autor? É fascinante !
Um abraço