quinta-feira, 20 de novembro de 2008

talha: lançamento de livro


Igreja de Santa Catarina, Lisboa, 13 Dezembro 2008


17:45h Apresentação do livro A Talha - Esplendores de um passado ainda presente
D. Carlos A. Moreira Azevedo


Entrada Livre
Agradece-se a confirmação de presença através do email: bens.culturais@netcabo.pt

Com o lançamento da presente obra, dedicada à Talha nas Igrejas de Lisboa, o Patriarcado de Lisboa inicia uma colecção de estudos onde procura dar a conhecer, de modo sucinto mas essencial, as várias temáticas artísticas presentes nos templos da cidade. Projecto editorial coordenado e dirigido pelo Sector dos Bens Culturais da Igreja, pretende contribuir para um melhor conhecimento da riqueza patrimonial e, por conseguinte, social e cultural, da arte religiosa na cidade. Colecção que conta com a colaboração de diversos investigadores e historiadores da Arte, constitui-se como uma obra de grande qualidade científica. Orientada e acessível a todo o público, os estudos realizados são agora apresentados de forma sistematizada, permitindo assim uma leitura de conjunto das diversas temáticas. É assim que, com gosto, apresentamos a colecção Arte nas Igrejas de Lisboa, num contributo que esperamos poder revestir-se da maior utilidade para todos os interessados, manifestando desde já a intenção de, num futuro próximo, poder vir a apresentar um panorama ainda mais vasto desse património, revelador da riqueza e beleza presente nas Igrejas de todo o Patriarcado de Lisboa.
P. António Pedro Boto de Oliveira
Director do Sector dos Bens Culturais
Sobre a colecção
Iniciativa do Sector dos Bens Culturais da Igreja do Patriarcado de Lisboa, a colecção Arte nas Igrejas de Lisboa constitui-se como um eficaz meio de divulgação e valorização do vasto legado histórico e artístico da diocese de Lisboa. Incidindo em domínios temáticos não sistematizados, ou, quando alvo de investigações aprofundadas, que não tenham ainda sido publicados em suporte acessível ao público em geral, visa colmatar uma lacuna no domínio dos estudos sobre património religioso em Portugal, apresentando uma selecção de obras de arte exemplares, por vezes de difícil acesso, mas cuja representatividade se reveste de particular impacto no panorama nacional.
Sandra Costa Saldanha
Direcção da Colecção
Sobre a obra
O livro de Sílvia Ferreira dedicado à arte da talha nos espaços religiosos de Lisboa durante a Idade Moderna, inaugura uma oportuna colecção sobre Arte nas Igrejas de Lisboa, editada pelos serviços do Patriarcado de Lisboa e reveste-se do maior interesse, tanto histórico, como turístico-cultural e, também, científico. Obra de uma especialista que alia os objectivos da alta divulgação com a busca constante da novidade, sem nunca nos privar dos últimos conhecimentos decorrentes da investigação, constitui uma espécie de guia de delongada visita pelas igrejas, capelas e conventos de Lisboa onde a nobre arte da talha lavrada e dourada dos retábulos, arcos triunfais, púlpitos, sanefas, cadeirais, órgãos, molduras de painéis ou baixos-relevos, e outras aplicações do entalhe, se oferece no seu esplendor ao olhar dos estudiosos.
Vítor Serrão
Historiador de Arte


Contactos
Igreja de Santa Catarina
Calçada do Combro
1200-115 Lisboa
Patriarcado de Lisboa
Mosteiro de S. Vicente de Fora
Campo de Sta. Clara, 1100-472 Lisboa
Informações
Tel. 218 810 500
bens.culturais@netcabo.pt



Fonte e outras informações: http://bensculturais-patriarcadolisboa.blogspot.com

Sem comentários: