sábado, 14 de novembro de 2009

Comunica a lista Archport

"Gonçalo Couceiro "salta" do Algarve para o Património

Público, 14/11/09, por Sérgio C. Andrade



Gonçalo Couceiro, historiador de arte até agora director regional de Cultura do Algarve, é o novo responsável pelo Igespar (Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico), sucedendo no cargo a Elísio Summavielle, que entretanto fora designado secretário de Estado da Cultura. Para o lugar agora deixado vago em Faro foi nomeada a historiadora e arqueóloga Dália Paulo.


Esta não é ainda a reorganização do mapa de instituições e serviços que a nova ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, possa estar a equacionar para o desempenho do seu mandato no Palácio da Ajuda. Trata-se tão-só do preenchimento dos lugares deixados vagos pela transferência de Elísio Summavielle, explica o comunicado ontem emitido pelo Ministério da Cultura a anunciar os nomes dos dois novos responsáveis.


O novo director do Igespar, Gonçalo Vasconcelos dos Santos Couceiro, é licenciado em História da Arte pela Universidade Nova de Lisboa e mestre na Escola Prática de Altos Estudos na Universidade de Paris-Sorbonne (onde desenvolveu um estudo sobre a arte da Companhia de Jesus na Igreja de S. Paulo, em Macau, entretanto já publicado em livro). É ainda diplomado em Engenharia Electrotécnica pelo Instituto Militar dos Pupilos do Exército.


Gonçalo Couceiro disse ao PÚBLICO que vai desenvolver no Igespar "um trabalho de continuidade" com "o muito que tem sido feito" neste sector em Portugal, pondo a tónica no melhor aproveitamento possível dos "meios disponíveis". Do ponto de vista pessoal, diz que o novo cargo significa "um regresso à casa" onde entrou pela primeira vez, como funcionário do então IPPC, há quase 30 anos. Há 15, trabalhou com Elísio Summavielle no projecto de intervenção urbana Sétima Colina, no âmbito da Lisboa 94 - Capital Europeia da Cultura. Entre 1996 e 2005, foi consultor para os Assuntos Culturais da Casa Civil da Presidência da República, nos mandatos de Jorge Sampaio, tendo em 2007 assumido a direcção da Cultura no Algarve.


A nova responsável por este cargo, Dália da Conceição Paulo, é licenciada em História (variante Arqueologia) pela Universidade de Coimbra. Fez o mestrado em História de Arte na Universidade do Algarve e também uma pós-graduação em Arqueologia Romana, de novo em Coimbra. Desde 2002, era responsável pela Divisão de Museus da Câmara de Faro."

Sem comentários: