quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Tavira e Balsa- anuncia a Archport

Câmara de Tavira quer desmistificar Balsa http://www.regiao-sul.pt/noticia.php?refnoticia=77303



A autarquia de Tavira vai efectuar sondagens arqueológicas na Quinta da Torre d´Ares (Luz de Tavira). O objectivo é aprofundar o conhecimento sobre a antiga cidade romana de Balsa.

As sondagens vão ter início ainda este ano. Não serão sondagens destrutivas, garante fonte da edilidade, sublinhando que os trabalhos “contam com a permissão dos proprietários dos terrenos”.

As sondagens baseiam-se na aplicação de métodos geofísicos à arqueologia, consistindo na leitura do subsolo sem ter de recorrer a escavações. Como se de uma ecografia se tratasse.

Estes métodos permitem visualizar estruturas enterradas o que possibilita saber o que se encontra preservado da antiga Balsa, sem interferir com as culturas plantadas no local.

“Trata-se de um passo importante no esforço que a autarquia tem vindo a promover para a descoberta daquela que é considerada a capital do Algarve Oriental da Época Romana”, salienta a autarquia.

Balsa, nome de uma antiga cidade romana extinta há muitos séculos, fica situada numa zona do Parque Natural da Ria Formosa, entre Luz de Tavira, a Ria Formosa e Pedras d’el Rei.

Foi uma das cidades mais extensas da província da Lusitânia. Redescoberta em 1866, a autarquia de pretende que perca, progressivamente, o estatuto de cidade misteriosa e desconhecida."

Como pessoa que fui muitas vezes para Pedras d' El Rei, onde familiares tinham uma unidade no aldeamento turístico, e onde passei momentos maravilhosos ( a praia do Barril é inigualável em qualidade), e como arqueólogo, congratulo-me com esta notícia, dada a extrema importância de Balsa, de cujo porto romano hoje debaixo de água um colega especialista me mostrou uma vez expressivas fotos aéreas.

Sem comentários: