sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Belíssimo livro de Vicent Soriano Alfaro


Editado em Barcelona pela Fundación Caja de Arquitectos, 2006
col. "Arquithemas", número 18


Explica o autor (arquitecto nascido em Valência, Espanha, e que conta com repetidas deslocações a Marrocos), que no Sul deste país, entre o Atlas e o deserto, numa zona árida habitada por berberes concentrados em oásis, existe uma forma de arquitectura que tradicionalmente utiliza a terra e a palmeira como materiais de construção.
Estamos a falar - continua o autor - do qsar, ou povoado amuralhado, da tighremt, ou casa fortificada, e da qasba, ou fortaleza dos grandes chefes.
Também ali ocorrem muitos santuários onde estão sepultadas e são veneradas personagens santificadas, e celeiros colectivos onde se conservam alimentos.
Este livro resulta de um trabalho de anos, em que participaram alunos de arquitectura de Valência, e teve a sua fase final no oásis de Skoura.
Belissimamente ilustrado, é um livro fundamental para os que se interessam pelas arquitecturas vernáculas circum-mediterrânicas, às vezes tão esquecidas pelo peso da grandiosidade da tradição romana, islâmica, e cristã.
São obras feitas de materiais locais, extremamente bem adaptadas ao terreno e ao clima, que podemos ainda hoje ir admirar como grandes obras de arte - a arte dos oásis.


Sem comentários: