sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Hoje faz anos a Susana...


PARABÉNS !!!!!!!

A Susana iniciou o curso de História da Faculdade de Letras de Lisboa no ano lectivo de 1970/71, tendo concluído o bacharelato na Universidade de Luanda em 1974 e a licenciatura na Faculdade de Letras da Universidade do Porto em 1976.
Em Novembro de 1986 doutorou-se na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, com uma tese na área de Pré-história e Arqueologia, intitulada "Povoados da Pré-história Recente da Região de Chaves Vila Pouca de Aguiar (Trás-os-Montes Ocidental): bases para o conhecimento do III. e II. milénios a. C. no Norte de Portugal"-
Em Março de 1994 prestou provas públicas de agregação em História - Pré-história e Arqueologia, na Faculdade de Letras do Porto. A sua lição, depois publicada na "Revista de História" da mesma Faculdade e ainda inserta num livro, abordou o tema das chamadas "fortificações calcolíticas" da Península Ibérica.
É, desde os inícios de 2004, professora catedrática de nomeação definitiva do Departamento de Ciências e Técnicas do Património da FLUP.

Algumas actividades científicas

* De 1978 a 1990 realizou investigações no âmbito do projecto do "Campo Arqueológico da Serra da Aboboreira". Este projecto, integrado e prosseguido por outros investigadores, visou compreender o padrão de povoamento, da Pré-história Recente à Idade Média, numa região bem delimitada do distrito do Porto. Nesse contexto dedicou o seu trabalho ao estudo de povoados e de uma necrópole da Idade do Bronze Final naquela área.
* em 1981 iniciou um projecto de investigação individual dedicado ao povoamento durante a Pré-história Recente (III e inícios do II milénios a. C.) na região de Chaves - Vila Pouca de Aguiar . Da execução de uma primeira etapa desse projecto resultou a feitura e publicação da sua tese de doutoramento. Esse trabalho visou definir as principais fases de ocupação dos povoados pré-históricos detectados na região; estabelecer, a nível local, a evolução estilística dos materiais deles provenientes; integrar cronológica e culturalmente, a nível peninsular, o contexto habitacional que os produziu, através do estudo comparado das principais associações de testemunhos arqueológicos. Num segundo momento, visou reconstituir o funcionamento social das comunidades pré-históricas, no quadro das possibilidades oferecidas pelo meio.
* foi responsável, desde 1989 até 2003, por um projecto de investigação arqueológica no sítio de Castelo Velho, em Freixo de Numão, Vila Nova de Foz Côa (salvamento, estudo, restauro e musealização de uma estação, na sua fase inicial por iniciativa do então Instituto Português do Património Cultural, depois pelo IPPAR, actual IGESPAR). Castelo Velho foi aberto ao público para visita em Agosto de 2007.

Algumas outras actividades

É membro do Departamento de Ciências e Técnicas do Património da Faculdade de Letras do Porto, e investigadora do CEAUCP - Centro de Estudos Arqueológicos das Universidades de Coimbra e Porto (FCT).
É membro correspondente do Instituto Arqueológico Alemão, entre muitas outras agremiações a que pertence.
Em 1993 e anos seguintes, representou Portugal numa Comissão de especialistas da Idade do Bronze no âmbito do Conselho da Europa. Em reunião realizada naquele ano em Estrasburgo, propôs a realização em Portugal, em 1995, de um colóquio e de uma exposição no quadro da mesma campanha. Assim, em 1995 foi comissária científica da exposição promovida pelo IPM no Museu Nacional de Arqueologia, intitulada "A Idade do Bronze em Portugal: Discursos de Poder". Concebeu e coordenou o respectivo catálogo, editado pela SEC. Coordenou o Colóquio internacional "Existe uma Idade do Bronze Atlântico?", realizado em Lisboa no CCB, promovido pelo IPPAR sob os auspícios do Conselho da Europa, e cujo volume de Actas, foi entretanto publicado pelo Instituto Português de Arqueologia. Em 1996 e 1997, foi representante de Portugal ao Comité Organizador da XXV Exposição de Arte do Conselho da Europa, sobre a Idade do Bronze neste continente. Essa exposições percorreu várias capitais europeias, e o catálogo, que conta com vários textos da autora, está publicado em diversas línguas.


Publicações

Susana Oliveira Jorge publicou mais de 150 trabalhos científicos, entre livros e artigos, em Portugal e no estrangeiro. Eis alguns:
* Povoados da Pré-história Recente (III. inícios do II. Milénios a. C.) da Região de Chaves -Vila Pouca de Aguiar (Trás-os-Montes Ocidental), Porto, Instituto de Arqueologia da Faculdade de Letras, 1986 (3 vols.)
* O Povoado da Bouça do Frade (Baião) no Quadro do Bronze Final do Norte de Portugal, Porto, GEAP, 1988.
* "Portugal, das Origens à Romanização" (coord. de J. de Alarcão) caps. II a V do vol. I, da Nova História de Portugal, Lisboa, Ed. Presença, 1990, pp. 75-251.
* Incursões na Pré-história (de colab. com V. O. Jorge), Porto, Fundação Eng. António de Almeida, 1991.
* "Colónias, fortificações, lugares monumentalizados. Trajectória das concepções sobre um tema do Calcolítico peninsular", Revista da Faculdade de Letras, II. série, vol. XI, 1994, pp.447-546.
* A Idade do Bronze em Portugal. Discursos de Poder (catálogo de exposição) (coord.), Lisboa, IPM, 1995, pp. 16-20.
* Actas do Colóquio "Existe uma Idade do Bronze Atlântico?", Lisboa, IPA (coordenação).
* Arqueologia. Percursos e Interrogações (de colab. com Vítor Oliveira Jorge), Porto, ADECAP, 1998.
* Domesticar a Terra, Lisboa, Gradiva, 1999.
* O Passado é Redondo, Porto, Edições Afrontamento, 2005.


1 comentário:

José Manuel disse...

Mais uma vela no bolo!
Parabéns!