sexta-feira, 30 de maio de 2008

Boa notícia para Coimbra e para todos nós


Coimbra - A Montagem do Cenário Urbano

é o novo livro de Jorge de Alarcão, resultado das pesquisas intensamente levadas a cabo nos últimos anos, no âmbito do Centro de Estudos Arqueológicos das Universidades de Coimbra e Porto, para compreender como a cidade se foi construindo no morro sobranceiro ao Mondego.

Editado este ano de 2008 pela Imprensa da Universidade de Coimbra - http://www.imp.uc.pt/ - tem 308 pág., ilustr. [ISBN: 978-989-8074-30-0].
Começa-se por visitar a Coimbra romana, Aeminium de seu nome: capital de civitas, as estradas que por ela passavam, os seus monumentos e arruamentos. Depois de uma referência ao «tempo indecifrado (409-878)", parte-se para a primeira reconquista cristã da cidade, a sua perda para os Muçulmanos, a sua reconquista em 1064. Demoramo-nos, depois, na contemplação do que seria essa cidade em tempo de Árabes: a Almedina e a sua arquitectura doméstica, o Arrabalde. Interrogamo-nos sobre castelo(s) e muralha(s) e há quatro notas finais sobre: a igreja de S. Cristóvão / S. Bartolomeu, o Forum Regis, as casas fronteiras da Sé e a área do mosteiro de Santa Cruz.
Magnífico arranjo gráfico de José Luís Madeira (soberba é a capa!); ilustrações mui oportunas.
Uma obra para meditar!

José d'Encarnação

Fonte: lista archport

Sem comentários: