domingo, 30 de dezembro de 2007

Deriva, ou estratégia?


De que é que eu ando à procura, afinal? É uma pergunta que legitimamente me fazem alguns indivíduos, e que naturalmente eu faço a mim próprio, como qualquer pessoa que se habituou de certo modo a confundir a própria vida diária com um balanço constante dela. Uma necessidade de encontrar uma coerência retrospectiva.
E as pessoas fazem-me essa pergunta porque, à primeira vista, as minhas leituras são compulsivas e orientam-se em muitos domínios, desde aquele a que profissionalmente estou ligado, em que doutorei, até muitos outros que sempre me interessaram e cujo "aprofundamento" fui adiando, por imposições de tempo.
Não abordarei agora aqui especialmente, para não complicar, a questão da minha actividade poética. Há inúmeros investigadores que têm uma actividade "artística" paralela e isso não parece levantar problema (também o facto de se não o levantar é significativo, e tem evidentemente a ver com uma visão lúdica e menorizada da arte, mas isso fica para depois).


A questão é, pois: a que título me interessaram aqueles variados assuntos? Para satisfazer uma curiosidade, que muitos dizem ser "natural", constitutiva do seu humano? Não acredito nisso.

Por outro lado, não seria mais cómodo e sobretudo produtivo prosseguir o estudo, a pesquisa, num só domínio com que me familiarizei, e em que portanto à partida supostamente estou mais habilitado a dar contributos, a fazer avanços, a transmitir conhecimentos, e até a proteger-me de inevitáveis erros que surgirão se me aventurar a fazer incursões noutros campos?...

Esta questão põem-ma às vezes pessoas que estão muito próximas até (amigos e família), e que pensam que há aqui um processo de desencanto e fuga: a arqueologia em si não me satisfaria o suficiente; aliás não há grandes (nem pequenas, diga-se) condições para a fazer em Portugal c0mo uma actividade de interesse.
De modo que os espíritos menos rotineiros (entre os quais tomo a liberdade, ou assumo a responsabilidade pela pretensão, de me incluir) compensar-se-iam nesse processo de deriva e de libertação de constrangimento, de escape.


Ora bem, o conhecimento mudou muito nas últimas décadas, e os compartimentos em que nos especializámos, de facto, implodiram. É a famosa interdisciplinaridade, e mesmo transdisciplinaridade, de que há muito se fala, mas pouco se pratica, porque implica dominar bem mais do que um campo, e sobretudo trabalhar em equipa, em rede, percebendo pelo menos como fazer as pontes com as equipas participantes.
E isso já representa um esforço muito grande e um enorme investimento em tempo e dinheiro, dada a miséria logística da maior parte das nossas instituições.

Quer dizer, para fazer bem qualquer coisa, é necessário transgredir as fronteiras dessa "coisa", dessa disciplina, a que dizem que nos dedicámos, a que nos colaram como etiqueta. Para sermos "disciplinados" temos sobretudo de ser indisciplinados também... neste mundo de paradoxos.

Refere-se que estamos numa sociedade (e num regime de vivência, de experiência, e de conhecimento) líquida, multipolar, em que nada se deixa concrecionar durante muito tempo, em que há uma crise de valores, uma transição paradigmática, uma profunda indeterminação quanto ao futuro. Como o dinheiro e as pessoas, tudo só tem algum valor e estatuto (só rende, só ganha) se circular, se for nómada. E às vezes com grande rapidez. O capitalismo mais feroz tomou conta do planeta. E o terrorismo é a sua face oposta e complementar. Não dá para estar optimista.

Claro que isto (esta instabilidade e hipocrisia de fundo) promove e legitima, se não se tiver cuidado, toda a casta de superficialidades e de "falas-barato" que sabemos pulularem e poluírem o ambiente. Ainda ontem o Pacheco Pereira, numa crónica do Público, se referia ao mundo dos blogues como um universo da superficialidade... e com razão, na generalidade... mas nem toda a gente tem o espaço público de que ele dispõe para se exprimir!


Ao nível pessoal, e agora que está a acabar o ano convém olhar para trás (observando um processo que aliás já se havia intensificado em mim em 2006), e verificar que para além das actividades arqueológicas e poéticas habituais, participei este ano em algumas reuniões, com comunicação, de áreas em que estou ainda, e estarei decerto para o resto da vida, em processo de estudo.
Atrevimento, sem dúvida, e risco, mas... quem não arrisca não petisca. E aqui há uma nova atitude, que julgo não ser leviana, nem superficial, nem de ânimo leve. Mas ter profundas motivações e repercussões úteis (fulcrais mesmo) no meu próprio trabalho.


De facto, em Março fui a um colóquio internacional sobre o corpo e a textualidade (Barcelona - texto entregue para publicação mas versão mais extensa já publicada em Portugal); em Junho, participei na minha faculdade num encontro semelhante, mas em torno do teatro (texto entregue); e, em Novembro, noutro sobre a questão (infinita) da família (aguardo prazo para preparação e entrega de texto). Aprendi imensíssimo em todos. Não sou a mesma pessoa que era há dois anos!
Indico isto porque ir a colóquios e falar, sobretudo para sujeitos que tenham algum dom de palavra, pode não ser difícil... a questão (o sofrimento e a insatisfação) é quando chega o momento de se pôr tudo por escrito...
é preciso muita força de vontade, que para mim - como se dizia dantes - é uma forma de educação.

Todavia, já na comunicação apresentada ao TAG (Theorethical Archaeology Group Conference) de 2006, em Exeter (ver postagens anteriores), e entretanto publicada, eu tinha abordado o problema do conhecimento e da interacção pessoal como uma metáfora desse conhecimento, dessa abordagem do outro.
Tratava-se de uma sessão tendente a desmistificar um dos muitos lugares-comuns da arqueologia (e não só): o de que existe uma entidade separada, que designam "cultura material", e que seria suposto ser a nossa especialidade. Ora, tal conceito é absurdo.

E a questão de fundo é: não foi sempre isso que fiz como arqueólogo?... tentar perceber o Outro, o ser humano?... e não é isso que faz qualquer ciência social, desde que o regime que as criou emergiu, juntamente com a emergência do próprio humanismo moderno (fenómeno histórico tão bem observado por Foucault)?

Como escapar a essas interrogações? Continuar a pôr pontos no mapa, a bater sola no terreno, e a recolher cacos e pedras? Nunca me entusiasmei muito com isso, como se andasse a colectar conchas na praia, ou fósseis nas falésias.
Agora, fazer uma escavação como deve ser, com tempo, meios e em equipa, isso gostava e gosto... não negando a paixão de escavar (arqueologicamente) a que aludia há umas postagens atrás. O observador frio e racional, distanciado, não existe, é um mito, mas também um autêntico aborto que só produz abortos ou banalidades conceptuais - passe a violência da expressão.


Os "grandes problemas" (justificação retrospectiva típica) que, inconsciente ou subconscientemente, me levaram para a arqueologia, foram os das míticas "origens": a origem do "homem", da "arte", da sociedade, da complexidade psíquica e da afectividade - quer dizer, todos os problemas que os cientistas sociais estudam também.
Só que na época em que "escolhi" o meu curso não havia praticamente ciência sociais em Portugal. Havia sim uma estúpida guerra colonial para onde estaria destinado a ir malhar com os ossos se não tivesse sido assistente universitário (havia outras soluções, é claro, mais drásticas, sobretudo para quem não era filho de pai rico).
..

Ora, o que fui este ano em Dezembro fazer ao TAG de York? Organizar outra sessão sobre a arqueologia e os regimes da visão no contexto pós-moderno em que nos encontramos, e sobre cujo livro estou a trabalhar. Não tive aliás um único dia de férias de natal (dá-me aliás gozo fugir dos rituais colectivos... em pré-história e antropologia estudamos já muito disso), porque já dentro de dias vou tamnbém tentar explicar em Madrid, num congresso de arquitectos, por que é que não acredito na ideia de "paisagem cultural".

Sucintamente, o que vou dizer baseia-se na mesma ideia filosófica pressuposta na expressão "cultura material", de existência dois níveis sobrepostos, o de uma natureza (o material, a paisagem) à qual se sobreporia uma realidade humana, regida por regras diferentes, uma espécie de manto diáfano, que seria a cultura.
Esta dicotomia é constitutiva da nossa cultura ocidental, mas perfeitamente opaca para um australino, amazónico ou africano ainda não totalmente "aculturado" pelo "espírito europeu", como numerosos autores vêm demonstrando pelo seu próprio trabalho de campo.



Qual é, então, afinal, o meu problema, que também se relaciona com o "mote psicanalista" que dá nome a este blogue? O problema de relação inter-pessoal, da transferência, da tradução, das forças que movem a vida e a criatividade/improvisação, e nos impelem uns para os outros, e todos para o conhecimento, para o desvelamento de algo que a princípio nos parece enigmático, confuso, ininteligível.

Esse problema não se resolve apenas pela "racionalidade" do cognitivismo (castradora ilusão) nem pela "espontaneidade" (permita-se-me o esquematismo caricatural a palavra), dessa filosofia que procura ligar de novo o pensamento à vida, e que é (julgo) a inspiração da fenomenologia.


Não é fácil, não tenho solução, nem espero encontrá-la. Leio, farto-me de ler, aprendo com muitos, não acredito em nenhum (no sentido de andar a procurar gurus).
Espero sim delimitar melhor o meu desconhcimento, que é isso em que consiste conhecer: ver a distância (parte d)os desertos que é preciso atravessar, aventurar-se neles, orientar-se por pequenos indícios, numa solidão quase total (quem nos poderia realmente orientar não tem tempo, isso é outro mito inocente; apenas conseguimos apanhar umas dicas que procuramos depois explorar... quem tem valor nem para si tem tempo, quanto mais... é raríssimo!).


Uma palavra/conceito operatório central é, para mim, o de performance. Quer no sentido individual, quer colectivo, interactivo. Quer no sentido psicológico, ou sociológico, quer no sentido artístico, aquele que deriva da implosão do teatro, do drama tradicional.
A performance, o ritual, o teatro, o interaccionismo social, a inspiração psicanalítica, e a arte (nomeadamente o cinema como o de David Lynch e as artes performativas em geral, particularmente a dança), os media e a comunicação, é por aí que vou, tentando estabelecer links, que até não são difíceis de encontrar.
Mas é preciso gastar muito dinheiro em livros (isto em Portugal não vai com bibliotecas, nem com edições poruguesas, é uma penúria), passar horas em livrarias (sentado no chão, nas que não têm bancos ou sofás), fazer muitos cruzamentos, andar a apanhar aviões low cost para de vez em quando ir ao estrangeiro, suportar o calvário em que se transformaram os aeroportos (excepto o do Porto, ah tripeiros!) e ir encontrando, por detrás das aparências fascinantes, o que a cada um de nós nos interessa.

E depois vir para casa e com aborrecimento da família e amigos ler muito. Estudar intransigentemente apesar dos milhares de mensagens de boas festas (e até insultos nalguns desabafos de anónimos neste blogue... que pachorra que é preciso ter para com os infelizes) que uma pessoa se vê compelida a receber e a enviar.

Resistir a certas tentaçõesa consumistas ou aventureiristas... usar muito a internet e escolher cirurgicamente aqueles entretenimentos de qualidade, aquelas fugas, aquelas pessoas a quem vale a pena consagrar um pouco de tempo.
Mas sempre muito controladamente, com certa frustração assumida. Voltar sempre intransigentemente, como um velho militante, à tarimba.
E felizes daqueles como eu que assim alcançam satisfação apesar deste país, deste mundo e deste ambiente todo. Pode ficar-se paranóico ao ver certas figuras públicas recorrentes no televisor, e isso é mau para a saúde.

Enquanto pessoas como eu trabalham e se realizam minimamente, esquecem os telejornais e o que se passa, excepto no que é obrigatório. E vivem num país de sonho, que eles construitam.
Eu vivo, na minha fantasia (não tenho dinheiro para mais), algures entre Paris, Londres, Veneza, Florença... onde de longe em longe vou quando posso, para, como todo o português, e desde há muitos séculos, trazer um bocadinnho da civilização a que pertenço, a que quero desesperadamente pertencer.


E se pudesse ia mais ao Norte de África, e ia à Índia, e ia a certas universidades americanas passar um ano sabático. Fica para depois da minha morte, mas vai-me aguentando em vida. É utilíssimo sonhar.
E ter uma estratégia. Se possível afável, educada. Mas de uma intransigência total.
Ah, e gostava de ir ao Brasil (embora não para me meter na confusão de S. Paulo, por caridade...), mas nunca ninguém me convidou... mas não estou nada ressentido com o mundo nem com ninguém.
Feliz e Próspero Ano Novo, repito como papagaio, já que me lembrei dos brasis...
____________
Foto: Anja Friers
Fonte: http://www.anja-frers.de/

Sem comentários: