quinta-feira, 6 de maio de 2010

Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa

Caros colegas e amigos,

Venho chamar a vossa atenção para as últimas actividades do projecto A Imagem na Ciência e na Arte antes do início do Crossings que terão lugar já para a semana. Especial destaque deve ser dado ao Colóquio Internacional que irá decorrer no Instituto Franco-Português, nos dias 10 e 11 de Maio. Este Colóquio pretende contribuir para alargar a nossa compreensão do estatuto e das funções que a imagem hoje adquiriu e para pensar o destino da escrita face a essa supremacia da imagem, discutir as suas oposições e complementaridades, as suas divergências e entrelaçamentos.

Chamo também a vossa atenção para o Workshop Internacional sobre Bachelard que irá decorrer no dia 14 de Maio, na FCUL, para a conferência do dia 12 de Maio e para o lançamento do livro que terá lugar no fim do colóquio Bachelard.

Conto com a vossa presença.

Olga Pombo



AGENDA PARA A SEMANA DE 10 A 14 DE MAIO DE 2010

10 e 11 de Maio | Colóquio Internacional «Da Civilização da Palavra à Civilização da Imagem», no Institut Franco-Portugais (ver programa aqui: http://cfcul.fc.ul.pt/coloquios/civilizacao%20palavra/programa%20civilizacao.pdf)

12 de Maio | Understanding quantum mechanics via information-theoretic reconstructions, conferência de Alexei Grinbaum, FCUL, Sala 8.2.23, 14h30

14 de Maio | Workshop Internacional «Bachelard: Conceitos & Imagens», no Anfiteatro da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, C1, Piso 3 (ver programa aqui: http://cfcul.fc.ul.pt/pdfs%20e%20powerpoints/programa%20bachelard.pdf).

14 de Maio | Lançamento do livro Entre o Conceito e a Imagem. O Lugar da Psicanálise na obra de Gaston Bachelard, de Ana Gaspar. Ana Almeida, Victor Nogueira e José Félix Costa. FCUL, Livraria Escolar Editora, 18h.

Sem comentários: