domingo, 12 de abril de 2009

Nosso programa em Paris...

Grand Palais: catálogo da exposição "Une Image Peut Cacher une Autre".



3 Abril

Porto- Paris, na Easyjet, e na companhia de uma amiga nossa, que também ia para aquela cidade. Instalação no "nosso" estúdio.

4 Abril

Visita do Museu do Quai Branly (Musée des Arts Premiers) e de algumas das suas exposições temporárias, nomeadamente "Recettes des Dieux. Esthétique du Fétiche", algo de muito importante para os arqueólogos, antropólogos, e para toda a gente em geral. Aquisição de livros.



5 Abril

Visita ao Castelo de Versalhes e seus jardins. Assistência, na Capela Real do palácio, ao fim da tarde, a um concerto com música de Couperin, Marais, e De Lalande. Grupo de intérpretes: "Les Nouveaux Caractères".



6 Abril

Aquisição de livros. Deambulação por vários sítios de interesse, nomeadamente o Museu do Louvre, onde estive a ler no meio de uma multidão incrível, e onde vi a magnífica exposição "As Portas do Céu - Visões do Mundo no Antigo Egipto".






7 Abril

Visita do Museu do Quai d' Orsay (estávamos alojados mesmo ao lado) e de algumas das suas exposições temporárias, nomeadamente uma sobre visões (fotográficas e pictóricas) da Itália no século XIX (o famoso "Grand Tour"), que abriu nesse dia: "Voir l' Italie et Mourrir". Compra de discos na FNAC Musique ao lado da Opéra Bastille, FNAC essa que lamentavelmente vai fechar em breve.

8 Abril

Compra de livros. Assistência a uma lição do curso de Philippe Descola no Collège de France. Musée d' Art Moderne de la Ville de Paris, nomeadamente uma magnífica e completíssima exposição da obra do pintor Giorgio de Chirico.



Assistência a conferência de psicanálise da ALI (Association Lacanienne Internationale) na Maison de l' Amérique Latine (a 5 minutos do meu alojamento! - este local de Paris é caro, mas vale a pena pelo conforto em relação a tudo o que tem interesse para mim... uma pessoa tem mais "arte" em galerias das ruas em volta do que em qualquer lado do mundo que eu conheça).

9 Abril

Visita ao Grand Palais e nomeadamente à exposição (importantíssima) "Une Image Peut Cacher Une Autre". Passeio nos Jardins das Tulherias e ida ao Louvre - aquisição de um maravilhoso livro sobre arquitectura tradicional de Marrocos - ver imagem abaixo).









Jean Gallotti, "Le Jardin et la Maison Arabes au Maroc", ed, original Éd. Albert Lévy, 1926; reedição, Actes Sud, 2008



10 Abril

Lamentavel e tristemente, regresso ao Porto, pelo aeroporto Paris-Charles de Gaule.

Sem comentários: