segunda-feira, 30 de março de 2009

Missão ao Canadá e USA- breve relatório

Porto e Toronto no mapa de rotas da SATA.


Posição relativa de Toronto e Buffalo, para norte e sul respectivamente do Lago de Ontário.



ACTIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE A RECENTE MISSÃO AO CANADÁ E ESTADOS UNIDOS



Agradecimento prévio
Esta viagem não teria sido possível (para além de outros contributos institucionais e pessoais que muito apreciei e agradeço) sem o convite e constante apoio do meu colega da Universidade de Toronto Dr. Christopher Watts, a quem desejo exprimir o meu mais vivo agradecimento, bem como à sua família.

Eu e Chris Watts nas cataratas do Niagara (24 de Março).


Dia 22 DE MARÇO DE 2009
Partida do Porto para Faro e Toronto no voo Sata. Recepção no aeroporto pelo meu colega Dr. Christopher Watts da Universidade de Toronto (Departamento de Antropologia). Deslocação imediata para os Estados Unidos, formalidades da passagem da fronteira, e instalação no hotel Ramada de Buffalo.

Dia 23 DE MARÇO DE 2009



Conferência na Universidade de Buffalo, organizada pelo Dr. C. Watts em colaboração com o Dr. Peter F. Biehl do Departamento de Antropologia da State University of New York at Buffalo.
Tema: THAT HILL BELONGS TO US: ON THE ROLE OF “PREHISTORIC ARCHITECTURES” IN THE MAKING OF TERRITORIAL IDENTITIES IN THE IBERIAN PENINSULA, 3rd to 2nd MILL., BC.


Detalhe de uma sala didáctica de arqueologia da Universidade de Buffalo, com um totem.


Panfleto de divulgação da Martin House, uma notável obra do início do séc. XX.


Visita guiada à casa Martin House, em Buffalo, da autoria de Frank Lloyd Wright, uma obra prima da arquitectura americana dos inícios do séc. XX, agora em processo de restauro e musealização. O centro de atendimento aos visitantes é da autoria da arquitecta japonesa Toshiko Mori. Jantar de trabalho com C. Watts, P. Biehl, e dois alunos de doutoramento deste último. Dormida em Buffalo.




Martin House, por Frank Lloyd Wright, em Buffalo. Fotos VOJ.

Dia 24 DE MARÇO DE 2009

(seg. documento de Niagara.Parks.com)

Viagem de regresso para Toronto, com passagem pelas cataratas no Niagara, na fronteira entre os dois países. Conferência na Universidade de Toronto, Centro de Arqueologia, e intitulada CAN ARCHAEOLOGY OVERCOME EVOLUTIONISM, CULTURE HISTORY AND PROCESSUALISM? TOWARDS AN ANARCHAEOLOGY. Presença de vários profs da Universidade, estudantes e público interessado, com destaque para o Director do Centro, Prof. Michael Chazan. Jantar com um grupo de pessoas ligadas ao Centro.

Dia 25 DE MARÇO DE 2009


Art Gallery of Ontario - guia do visitante.



Royal Ontario Museum - Guia do visitante.

Visita, na companhia de C.W., a dois museus de extrema importância (qualquer deles exigiria uma visita de muitos dias cada): The Art Gallery of Ontario (AGO) e Royal Ontario Museum (ROM), este último com colecções de todo o mundo.

Dia 26 DE MARÇO DE 2009
De manhã: conferência/aula na Universidade de Toronto, organizada em colaboração com José Pedro Ferreira, leitor no Departamento de Estudos Espanhóis e Portugueses, e intitulada ARQUEOLOGIA DE UMA TRAJECTÓRIA POÉTICA: O MEU TESTEMUNHO (ARCHAEOLOGY OF A POETIC TRAJECTORY: MY TESTIMONY)
De tarde, e após almoço com os colegas deste departamento e contacto com professores de várias areas na sala de convívio: conferência/aula na Universidade de Toronto, organizada em colaboração com a Profa Manuela Marujo, do Departamento de Estudos Espanhóis e Portugueses, no contexto da cadeira de Cultura e Civilização Portuguesas, e intitulada PORTUGAL: A MOSAIC OF VARIANCE BUT WITH TWO MAJOR “AREAS” – NORTH AND SOUTH. Jantar com colegas.

Dia 27 DE MARÇO DE 2009
Conferência na Universidade de Toronto, organizada pelo Dr. C. Watts em colaboração com o Prof. Michael Chazan, ambos do Centro de Arqueologia do Departamento de Antropologia da mesma universidade. Tema (o mesmo de Buffalo apresentado de modo diferente): THAT HILL BELONGS TO US: ON THE ROLE OF “PREHISTORIC ARCHITECTURES” IN THE MAKING OF TERRITORIAL IDENTITIES IN THE IBERIAN PENINSULA, 3rd to 2nd MILL., BC. Oferta de publicações pelos colegas da UT. Contacto com membros da comunidade portuguesa de Toronto, nomeadamente com o Sr. José Carlos Sousa, sociólogo, que teve a amabilidade de me mostrar parte da cidade na perspectiva da sociologia urbana e de me levar a sua casa. Aquisição de livros na (enorme) livraria universitária de Toronto. Jantar e palestra na filial de Toronto da Academia do Bacalhau (presidida pela Sra Marina Candeias e com colaboração do ex-presidente Sr. Ivo Azevedo), uma associação internacional das comunidades portuguesas, em que falei de A MINHA EXPERIÊNCIA COMO ARQUEÓLOGO PORTUGUÊS NAS ÚLTIMAS QUATRO DÉCADAS (MY EXPERIENCE AS A PORTUGUESE ARCHAELOGIST IN THE LAST FORTY YEARS (1969-2009).
Todas estas apresentações (excepto a da sessão da Profa M.M.) foram apoiadas em documentos visuais (power point).

Dia 28 DE MARÇO DE 2009

Carey Young
in "Counter Offer"
documento integrado em desdobrável de "The Power Plant", Harbourfront Centre, Toronto, Canadá

Visita, com C. W., a The Power Plant – Contemporary Art Gallery (com duas importantes exposições/instalações), nomeadamente a de Carey Young, e ao Museum of Inuit Art (magnífico museu de arte das “first nations” do extremo Norte do continente americano), ambos no Harbour Front Centre, junto ao lago de Ontário. Almoço e deslocação para o aeroporto.

Dia 29 DE MARÇO DE 2009
Chegada ao Porto c. das 11 h.


Sem comentários: