sexta-feira, 6 de junho de 2008

Pensamento crítico contemporâneo: curso em 2009 na FLUP





CURSO DE FORMAÇÃO CONTÍNUA
(informação preliminar)

Pensamento crítico contemporâneo: alguns representantes – os seus contributos para a compreensão do ser humano na perspectiva antropológica, arqueológica e do património



Grau: Formação Contínua
Uma iniciativa do Departamento de Ciências e Técnicas do Património da FLUP
Docente: Vítor Oliveira Jorge
Prof. catedrático da UP

Duração: 24 horas presenciais
Calendário: 20 Abril a 8 Junho de 2009
Horário: 2ª feiras - 17h30/20h30

Créditos: 2 ECTS


Prazo de inscrição: até 17 Abril de 2009
Local de Inscrição: Serviço de Gestão Académica - Sector de Atendimento (1º piso)
Horário de Atendimento: 10h00 às 16h00 (horário contínuo)


Língua de Ensino
Português


Objectivos

Introduzir os formandos no “pensamento crítico contemporâneo” (com tudo o que esta designação tem de convencional), através de alguns dos seus nomes mais significativos. Estes pensadores são incontornáveis no sentido de se perceber o mundo em que vivemos. Em cada uma das oito sessões será abordado um autor, através de uma síntese do seu pensamento e da análise de um texto.

Programa

Apesar do carácter também convencional desta arrumação por “escolas de pensamento”, eis os autores a abordar:

1 – Estruturalismo: Jacques Lacan
2 – Pós- estruturalismo: Michel Foucault
3 – Pós-estruturalismo: Jacques Derrida
4 – Feminismo (2ª geração): Judith Butler
5 – Pós-marxismo: Giorgio Agamben
6 – Pós-marxismo: Slavoj Zizek
7 – Pós-modernidade : Jean Baudrillard
8 – Pós-modernidade: Jean-François Lyotard




Métodos de Ensino

As sessões serão activas, articulando a componente expositiva, a análise de textos a distribuir, e o debate com os formandos, possibilitando uma interacção entre formador e formandos.

Dois manuais básicos:
- Lechte, John (2008), Fifty Key Contemporary Thinkers. From Structuralism to Post-humanism, London, Routledge.
- Macey, David (2000), Dictionary of Critical Theory, London, Penguin.

Modo de Avaliação

Intervenções nas sessões e relatório final

Cálculo da Classificação Final

Os formandos serão avaliados durante as etapas de ensino-aprendizagem (avaliação contínua, a que corresponde 25 % da classificação final) e por intermédio de um relatório final (a que corresponde 75% da classificação final).
A classificação será dada numa escala de 0 a 20 valores.

Destinatários:
Licenciados em qualquer curso, bem como estudantes de licenciatura (1º ciclo) de qualquer curso.
Apenas os alunos com frequência universitária ou licenciatura poderão usufruir dos créditos ECTS.


Informações (contactar apenas a partir de Julho 2008 por favor, altura em que outros cursos do mesmo formato da FLUP serão também postos on line na página web da instituição):
mcraveiro@letras.up.pt

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