I am not

I am not
quotation

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

FACC NÃO ABRE CONCURSOS PARA APOIO À COMUNIDADE CIENTÍFICA


ESTE ANO MAIS QUE NUNCA TEMOS DE CONTAR COM OS SÓCIOS DA ADECAP (http://adecap.blogspot.com) E DA SPAE (http://sociedadeportuguesaantropologia.blogspot.com) ACTUAIS E PRÓXIMO FUTUROS, ESPERO. DE FACTO, A FCT COMUNICA QUE O FACC (FUNDO DE APOIO À COMUNIDADE CIENTÍFICA) NÃO ESTÁ A ABRIR CANDIDATURAS. TRATA-SE DE UMA SITUAÇÃO GRAVE.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Giorgio Agamben estudado no Porto


Cartaz da Joana Alves Ferreira.
Programa a ser divulgado em breve.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Pela garganta





Pela garganta

custam-me os dias
quando tenho de te deixar ir
à tua vida

e fico a comer sozinho
qualquer coisa do micro-ondas

tentando agarrar-me aos livros
que me ligam ao que fui

para prosseguir
já não sei bem o quê

rodeado de todas as tuas memórias
que me atingem
como presenças ausentes

custam-me os dias

engolindo assim devagar
qualquer coisa
de indefinido

algo
que não me sai
da garganta

talvez o tempo
que estamos a perder
a cada instante

esta presença ausente
que vou comendo,
e custa a engolir.



voj (texto e foto) jan. 2012 loures

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Meu balanço de 2011 (muito apressado...)

Vítor Oliveira Jorge

Investigador do CEAUCP (FCT)

Principais actividades realizadas em 2011

Balanço geral por ordem cronológica

Janeiro

3 – Participação em reunião do CEAUCP na FLUP

14 - Participação em reunião do CEAUCP na FLUP

28 e 29 – Intervenção, com comunicação convidada, e durante todos os debates em inglês, na workshop “Time, Practice and Subject in the Prehistoric Past”, organizada pelos doutores Lesley McFadyen e Sérgio Rodrigues (FLUP)

Fevereiro

1-7 – frequência do Curso de Iniciação à Fotografia organizado por Olhares.com

14 – Participação no júri (como orientador) das provas de doutoramento em Arqueologia do cidadão brasileiro Leandro Surya (FLUP).

Apresentação da Profa Tânia Lima, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a qual proferiu uma conferência na FLUP. Moderação do debate.

15 - Participação no júri (como orientador) das provas de doutoramento em Arqueologia da cidadã brasileira Claristella Santos (FLUP).

Participação no júri (como orientador) das provas de doutoramento em Arqueologia da cidadã brasileira Mércia Carréra (FLUP).

16 a 20 – visita a Madrid, incluindo museus, centros e exposições de arte contemporânea (ARCO, etc.). Aquisição de bibliografia.

24 – Participação em reunião de júri de concurso para professor catedrático da FCSH na Universidade Nova de Lisboa (Reitoria).

26 – Conferência de Joana Alves Ferreira, promovida pela associação ADECAP, no Centro Unesco do Porto. Apresentação da conferencista e moderação do debate. Ver blogue da ADECAP http://adecap.blogspot.com

Março

5-7 Frequência do curso sobre cultura contemporânea dado por Gonçalo M. Tavares na Fundação de Serralves, Porto.

12 - Conferência de Maria João Cantinho, promovida pela associação SPAE, no Centro Unesco do Porto. Apresentação da conferencista e moderação do debate. Ver blogue da SPAE

http://sociedadeportuguesaantropologia.blogspot.com

26 - Conferência de José Manuel Varela, promovida pela associação ADECAP, no Centro Unesco do Porto. Apresentação do conferencista e moderação do debate. Assembleia Geral e Assembleia Geral eleitoral desta mesma associação. Ver blogue da ADECAP http://adecap.blogspot.com

Abril

4 – 1ª sessão (3 horas) do curso de formação contínua sobre pensamento crítico contemporâneo que dei na Faculdade de Letras do Porto. Sessão sobre Jacques Lacan.

9 - Conferência de Maria José Barbosa, promovida pela associação SPAE, no Centro Unesco do Porto. Apresentação da conferencista e moderação do debate. Assembleia Geral e Assembleia Geral eleitoral desta associação. Ver blogue da SPAE

http://sociedadeportuguesaantropologia.blogspot.com

11- 2ª sessão (3 horas) do curso de formação contínua sobre pensamento crítico contemporâneo que dei na Faculdade de Letras do Porto. Sessão sobre Michel Foucault.

17-20 – participação com comunicação no congresso da SIEF, na Universidade Nova de Lisboa (FCSH). Apoio do CEAUCP.

23-27 – visita à cidade de Valência, Espanha, com particular incidência nos seus museus (por ex., Ciudad de las Artes y las Ciencias). Aquisição de bibliografia.

Maio

2 - 3ª sessão (3 horas) do curso de formação contínua sobre pensamento crítico contemporâneo que dei na Faculdade de Letras do Porto. Sessão sobre Jacques Derrida.

7 – Reunião com responsável da Guimarães 2012, de que viria depois a resultar um protocolo celebrado com a FLUP.

9 – 4ª sessão (3 horas) do curso de formação contínua sobre pensamento crítico contemporâneo que dei na Faculdade de Letras do Porto. Sessão sobre Judith Butler.

14 - Conferência de Eugénia Vilela, promovida pela associação SPAE, no Centro Unesco do Porto: “Corpos heterotópicos. Notas sobre a biopolítica e a deslocação clandestina.” Apresentação da conferencista e moderação do debate. Ver blogue da SPAE

http://sociedadeportuguesaantropologia.blogspot.com

16 – 5ª sessão (3 horas) do curso de formação contínua sobre pensamento crítico contemporâneo que dei na Faculdade de Letras do Porto. Sessão sobre Giorgio Agamben.

23 - 6ª sessão (3 horas) do curso de formação contínua sobre pensamento crítico contemporâneo que dei na Faculdade de Letras do Porto. Sessão sobre Slavoj Zizek.

25 - 7 – Na sequência de anteriores contactos, reunião com responsáveis da Guimarães 201, e da FLUP, da qual viria a resultar um protocolo celebrado entre as duas instituições.

26 – Conferência de José Bragança de Miranda, da UNL, intitulada “Para uma crítica da noção de dispositivo.” Organização da FLUP, da AEFLUP e da SPAE. Apresentação do conferencista e moderação do debate.

Ver blogue da SPAE

http://sociedadeportuguesaantropologia.blogspot.com

30 - 7ª sessão (3 horas) do curso de formação contínua sobre pensamento crítico contemporâneo que dei na Faculdade de Letras do Porto. Sessão sobre Jean Baudrillard.

Junho

2 – Reunião na Direcção Geral de Cultura do Norte/IGESPAR com responsáveis pelo sector da arqueologia e com a participação de vários dos directores das escavações do sítio do Castanheiro do Vento (Vila Nova de Foz Côa).

6 - 8ª sessão (3 horas) do curso de formação contínua sobre pensamento crítico contemporâneo que dei na Faculdade de Letras do Porto. Sessão sobre Jean-François Lyotard.

7 a 15 – Visita a Madrid (museus) e às Ilhas Canárias (Tenerife e Lanzarote) (com particular incidência sobre museus, bibliotecas, obras arquitectónicas e instituições ligadas ao estudo do património (Santa Cruz de Tenerife, La Laguna – CICOP -, etc. ). Aquisição de bibliografia. Contacto com colegas da Universidade de La Laguna.

26 Junho – partida para Londres, para participar, como aluno, na Summer School do Birkbeck Institute (com professores como Slavoj Zizek, Étienne Balibar, Boaventura Sousa Santos, etc), a qual terminou a 8 de Julho. Aquisição de bibliografia e visita a numerosos museus. Contacto com colegas de diferentes disciplinas (o curso incidia basicamente sobre questões de filosofia política).

Julho

9- Regresso ao Porto, do curso em Londres.

15 – visita da Arq. Mariana Correia, da Escola Superior Gallaecia, e de Miguel Rodrigues, do IGESPAR, às escavações em curso no sítio pré-histórico de Castanheiro do Vento (Horta do Douro, Vila Nova de Foz Côa), de que sou um dos responsáveis.

18 -29 – participação nas escavações (e na respectiva direcção) do sítio arqueológico acima mencionado, com cerca de 7 horas de tempo útil diário (excepto sábados e domingos). A UP realizou ali um programa integrado na Universidade de Verão.

30-31 – deslocação a Salamanca, com visita a museus e monumentos e aquisição de bibliografia. Regresso a 1 de Agosto.

Agosto

27-28 Visita à Serra da Arrábida e ao seu convento, bem como a monumentos da região de Sesimbra.

29-31 – Assistência ao Colóquio, organizado por Eugénia Vilela, da FLUP (na FLUP e em Serralves, Porto)

Setembro

11-30 (regresso a 1 de Outubro) – Missão no Brasil, com cursos intensivos e conferências nas Universidades Federal do Rio de Janeiro e do Recife, bem como na Faculdade Damas, do Recife, e na extensão universitária de S. Raimundo Nonato (Piauí). Visita a números museus no Rio de Janeiro e Recife, bem como ao Parque Nacional da Serra da Capivara (Piauí), orientado sempre por colegas brasileiros. Aquisição de bibliografia e iniciação de numerosos contactos com colegas daquele país.

Outubro

8 – Conferência de Orfeu Bertolami, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, no âmbito da astronomia, no Centro Unesco do Porto, organizada pela associação SPAE. Apresentação do conferencista e coordenação dos trabalhos.

Ver blogue da SPAE

http://sociedadeportuguesaantropologia.blogspot.com

10-11 – Participação, como arguente, no júri das provas de agregação da Doutora Leonor Rocha, arqueóloga e docente na Universidade de Évora. Visita a vários museus da cidade.

21 - 1ª sessão (3 horas) do curso de formação contínua sobre pensamento crítico contemporâneo que dei na Livraria Ler Devagar, Lisboa. Sessão sobre Jacques Lacan.

24 – Conferência em Coimbra, a convite do CEAUCP, para estudantes e docentes de arqueologia e outros interessados, intitulada “Existem alternativas para pensar a arqueologia e a história?”

28- 2ª sessão (3 horas) do curso de formação contínua sobre pensamento crítico contemporâneo que dei na Livraria Ler Devagar, Lisboa. Sessão sobre Michel Foucault.

Novembro

4 - 3ª sessão (3 horas) do curso de formação contínua sobre pensamento crítico contemporâneo que dei na Livraria Ler Devagar, Lisboa. Sessão sobre Jacques Derrida.

11 - 4ª sessão (3 horas) do curso de formação contínua sobre pensamento crítico contemporâneo que dei na Livraria Ler Devagar, Lisboa. Sessão sobre Judith Butler.

12-13 – Visita a monumentos da região de Palmela.

18 - 5ª sessão (3 horas) do curso de formação contínua sobre pensamento crítico contemporâneo que dei na Livraria Ler Devagar, Lisboa. Sessão sobre Giorgio Agamben.

20 – Visita ao mosteiro de Alcobaça.

23 – Apresentação, na Faculdade de Letras do Porto, do vol. 51 (2011) da revista editada pela SPAE e por mim dirigida, “Trabalhos de Antropologia e Etnologia”. Preâmbulo de minha autoria, publicado no blogue http://sociedadeportuguesaantropologia.blogspot.com

24 – Participação em Coimbra (FLUC), com comunicação, no congresso “Why Culture?”, organizado pelo Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

25 - 6ª sessão (3 horas) do curso de formação contínua sobre pensamento crítico contemporâneo que dei na Livraria Ler Devagar, Lisboa. Sessão sobre Slavoj Zizek.

30 – Lição, na Faculdade de Letras do Porto, sobre arqueologia contemporânea, a convite da docente daquela Faculdade, Alice Semedo.

Dezembro

2 - 7ª sessão (3 horas) do curso de formação contínua sobre pensamento crítico contemporâneo que dei na Livraria Ler Devagar, Lisboa. Sessão sobre Jean Baudrillard.

9 - 8ª sessão (3 horas) do curso de formação contínua sobre pensamento crítico contemporâneo que dei na Livraria Ler Devagar, Lisboa. Sessão sobre Jean-François Lyotard. Realização de consultas na biblioteca do ICS, Lisboa.

11 – Visita a monumentos de Sintra.

14 – Segunda lição, na Faculdade de Letras do Porto, sobre arqueologia contemporânea, a convite da docente daquela Faculdade, Alice Semedo.

15 – Conferência, na Faculdade de Letras do Porto, de Patrícia Bruno, da Escola Superior Gallaecia (V. N. de Cerveira), promovida pela associação ADECAP em colaboração com a FLUP, e intitulada “Arquitecturas de Terra nos Espaços Domésticos Pré-históricos do Sul de Portugal. Sítios, estruturas, tecnologias e materiais”. Apresentação da conferencista e moderação do debate.

Apresentação do volume 14 (2011) da revista “Journal of Iberian Archaeology”, por mim dirigida, e editada pela associação ADECAP.

Publicações:

- Revista “Trabalhos de Antropologia e Etnologia” (com um conselho redactorial composto por especialistas nacionais e estrangeiros), vol. 51, 2011 (direcção e preâmbulo)

- Revista “Journal of Iberian Archaeology” (com um conselho redactorial – scientific board - composto por especialistas nacionais e estrangeiros), vol. 14, 2011 (direcção e preâmbulo- editorial)


Vítor Oliveira Jorge

Janeiro de 2012


quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Colóquio/Jornadas de estudo sobre Giorgio Agamben

Colóquio/Jornadas de estudo sobre
Giorgio Agamben


Centro Unesco do Porto (R. José Falcão, 100), 8 e 9 de Março de 2012

Organização conjunta da SPAE e da ADECAP
Com a colaboração da Fundação Engº António de Almeida

Coordenadores: Vítor Oliveira Jorge (FLUP – prof. reformado) e Luís Carneiro (FLUP – mestrando em Filosofia)

Entrada livre
(as despesas de deslocação, estadia e alimentação estarão a cargo dos participantes, tanto oradores convidados como auditores. As associações organizadoras terão o gosto de oferecer aos oradores –incluindo os dois coordenadores, que apresentarão também cada um a sua reflexão, num total de 10 - uma refeição ligeira ao almoço de cada dia, condicionada a um menu pré-fixado, dada a chamada “crise” que atravessamos e o facto de não contarmos em princípio com apoios financeiros)

Metodologia:
Cada interveniente abordará um livro/tema da obra de Giorgio Agamben, tanto no seu conteúdo como, se o desejar, nas suas repercussões noutros autores. Não se pretende uma exposição académica do pensamento de um pensador vivo e tão diversificado como Agamben, mas antes uma reflexão transdisciplinar sobre a sua obra já publicada, a partir de temáticas/obras consideradas vitais para o entendimento do seu trajecto e repercussão no pensamento contemporâneo.

Objectivo:
Troca de ideias sobre e a partir do pensamento do filósofo italiano Giorgio Agamben, não de forma “académica”, nem exaustiva, mas crítica, e feita de modo rigoroso e sobretudo motivador em termos transdisciplinares. Cada orador/expositor tem assim a liberdade de abordar o tema que melhor lhe aprouver, podendo até o mesmo tema ou livro ser alvo da atenção de mais de um orador.


Esquema logístico de funcionamento (horários a procurar cumprir de modo a aproveitar o melhor possível o tempo):

Dia 8, quinta-feira

9 h – abertura dos trabalhos, com intervenção de cada um dos coordenadores
10 h. -10,30 h – apresentação 1
10,30 h – 11 h. apresentação 2
11 h- 11,15 h – intervalo
11,15 h – 13 h. – debate
15 h – 15,30 h. – apresentação 3
15,30 h. -16 – apresentação 4
16 h – 16,15 h. intervalo
16,15 h- 16,45 h – apresentação 5
16,45 h – 18 h. – debate final do dia


Dia 9, sexta-feira

10 h. -10,30 h – apresentação 6
10,30 h – 11 h. apresentação 7
11 h- 11,15 h – intervalo
11,15 h – 13 h. – debate
15 h – 15,30 h. – apresentação 8
15,30 h. -16 – apresentação 9
16 h – 16,15 h. intervalo
16,15 h- 16,45 h – apresentação 10
16,45 h – 18 h. – debate final do Encontro

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

vertigem

Vertigem

Chegamos sempre demasiado tarde
Com a sensação de que o acontecimento
Se desvanece... já foi, está a ser e a não ser,
Ficou adiado... um conjunto de impressões
Que nos deixam a boca amarga, quando
Nem os teus beijos me atenuam a secura
Desta nostalgia, destas vidas anteriores
Que vivemos, onde estivemos radicalmente
Sós um do outro, como se fôssemos mortos
Antecipados. Mas só hoje nos demos conta
desta vertigem.

voj jan. 2012

o difícil instante



Sobre o puro presente do teu corpo nu
Pairam sempre essas figuras espectrais
Do passado. Quem já passou por este quarto?
Com quem já gemeste antes aqui? Serei eu capaz,
No presente que te sou, de fazer esquecer,
Nem que por instantes, essas memórias?
Vejo os teus olhos dilatados, e por vezes
O teu rosto em transe. E quanto mais o prazer
Me apanha, amor, a tal ponto que parece uma faca
Que finamente me corta ao meio, ainda e sempre
As aves negras do teu passado me sobrevoam.

voj jan. 2012